Atividades esportivas adaptadas invadem a Praia da Enseada

19 de março de 2015

Atividades esportivas adaptadas invadem a Praia da Enseada

Bertioga vem se tornando uma cidade preparada e frequentada por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Só no último sábado (14), duas atividades ocuparam a Praia da Enseada, no Centro. Trata-se da 9ª edição da Onda BGF Praia Acessível e a visita de 30 moças assistidas pelo Lar Mater Dei, da capital Paulista.

As atividades foram realizadas com o objetivo de promover o banho de mar e o esporte adaptado às pessoas com deficiência, liberdade e reabilitação em meio a amigos e a natureza. A 9ª edição da Onda BGF recebeu 200 pessoas e foi organizada pelo campeão sul-americano de kaiaksurf, Bruno Guazelli Filho com o apoio da Prefeitura do Município, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão (DAI).

Para a realização, a Prefeitura disponibilizou tendas, petrechos de praia e esportes adaptados na areia e cadeiras anfíbias do Programa Praia Acessível, realizado em Bertioga em parceria com o Governo do Estado.

“É muito gratificante realizar esse trabalho. Muitas vezes, as pessoas com deficiência, nem sempre têm a oportunidade de usufruir do mar. E em uma cadeira anfíbia e caiaques adaptados é possível. A canoagem é um esporte altamente adaptável”, comentou o diretor do DAI.  Para as atividades, o idealizador do evento adaptou caiaques duplos, com materiais flexíveis, proporcionando conforto e segurança.

Mater Dei

A Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, também atendeu 30 meninas especiais do Lar Mater Dei, de São Paulo. O encontro aconteceu na Praia da Enseada (Centro), próximo à pousada My Power. Segundo o diretor da DAI, além do banho de mar assistido, por meio de cadeiras anfíbias, foram disponibilizadas às participantes práticas esportivas como golf, peteca e raquete.