Atrações Culturais

9 de setembro de 2014

Atrações Culturais

Teatrada – Semanalmente, aos domingos, o Sesc, em parceria com a Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Cultura,  apresenta um espetáculo infantil de forma a aproximar as crianças do universo mágico do teatro. Neste mês de setembro, o Teatrada apresenta espetáculos da Cia Mevitevendo e da Cia Ópera na Mala, que se caracterizam pela experimentação cênica e pela diversidade de estilos e formas no trabalho com o teatro de animação. Neste domingo (14), o espetáculo fica por conta do ‘Zero’, da Cia Mevitevendo, um conto de fadas que fala de um mundo de mentira, onde tudo é artificial. A aparição de um simples pássaro transforma a vida de todos. Falando de opostos, como matéria e emoção, velho e novo, arte e tecnologia, a encenação coloca de maneira sensível e divertida questões urgentes para essa época atual, em que as pessoas estão cada vez mais dependentes de modernos aparelhos e mais afastadas umas das outras. A entrada é livre.


Circuito Cultural - O Circuito Cultural Paulista, programa do Governo do Estado, traz para Bertioga, neste sábado (13), o espetáculo de dança ‘Mané Gostoso’, do Ballet Stagium. O evento acontece no Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves, às 18 horas. O espetáculo é genuinamente nacional e de forte identidade nordestina. É resultado da união entre as raízes brasileiras interpretadas pela dança, da companhia paulistana Ballet Stagium, com os pujantes acordes do consagrado repertório do Quinteto Violado, marcado pelo bom humor, pela grandeza poética e, ao mesmo tempo, pela simplicidade. A obra homenageia um dos ícones do Brasil, o artista pernambucano Luiz Gonzaga, ao realizar uma leitura moderna da cultura popular do Nordeste. O título ‘Mané Gostoso’ é uma alusão ao boneco feito em madeira, um brinquedo infantil facilmente encontrado nas feiras nordestinas, e que tem pernas e braços movimentados por meio de cordões. O Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves fica na Rua Henrique Montez, s/nº - Centro (antiga Vila Itapanhaú. A entrada é  livre.

Música é Cultura – ‘Sincopado’ é o quinteto de metais que se apresenta neste sábado (13), às 20horas, na Casa da Cultura de Bertioga. Formado por dois trompetes, um euphonium, um fluguel hom e uma tuba, o quinteto vai apresentar um repertório com temas conhecidos como: Trumpet Voluntary (Jeremiah Clarke) Greensleveas (Mozart) Hallelujah (Leonard Cohen). Apresentação integra a programação do Projeto Música é Cultura, deste mês de setembro, desenvolvido pelo Sesc e Prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura. A entrada é franca. A Casa da Cultura fica na Avenida Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada (Centro).

Espaço Arte Nossa - A exposição faz parte do Projeto Arte Nossa, que acontece diariamente na Casa da Cultura, com venda de artesanato local. O público pode visitar o espaço de segunda a sexta-feira e aos domingos, das 10 às 18 horas; e aos sábados, das 10 às 21 horas.

Cinema Ponto Mis – O programa Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com a Prefeitura, exibe sessões de cinema, sempre às quintas-feiras, na Casa da Cultura. O curta em cartaz neste mês de setembro é ‘Esse Milhão é Meu’, com Oscarito, a partir das 19 horas. A Mulher de simples funcionário vive atormentando o coitado para que ele ganhe mais dinheiro. Uma série de confusões começa a acontecer depois que ele fatura o grande prêmio da loteria. A entrada é franca.

Audição de Violão – A Prefeitura de Bertioga apresenta no próximo dia 17, às 19h30, uma Audição de Violão dos alunos do projeto Educando para a Cidadania, do Centro Cultural do Município, que é coordenado pela Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB). A apresentação será no Salão Cultural da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fica na Avenida Anchieta – em frente à Caixa Econômica Federal (Centro). A entrada é franca.

Forte São João – A fortaleza mais antiga do Brasil fica aberta à visitação pública, de segunda-feira a domingo, das 09 às 17 horas. As visitas são monitoradas e a entrada é franca. O Forte São João fica no entorno do Parque dos Tupiniquins, na Avenida Vicente de Carvalho, entre a Praia da Enseada e o Canal de Bertioga (Centro).

Projeto Harmonia – Domingo tem Projeto Harmonia, no Quiosque 2, na Praia da Enseada (Centro), quando é realizada a dança de salão, sempre sob a animação de um músico, das 19 horas às 22h30. O projeto, de iniciativa do Cineclube Buriquioca, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, que cede o espaço para a realização. O acesso ao Quiosque 02 é livre.