Atrações Culturais

24 de setembro de 2014

Atrações Culturais

Cinema Ponto Mis – Em outubro – mês da criança, a Casa da Cultura terá programação especial do cinema Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), com a exibição, sempre as quintas-feiras, do filme ‘Brichos – A Floresta é Nossa’ 1 e 2. Nos dias 02, 09, 16 e 23, as sessões vão acontecer as 09 e às 15 horas e no dia 30, haverá uma exibição às 19h30. O jaguar Tales e o quati Jairzinho estão de férias na Floresta da Vila dos Brichos, conhecida internacionalmente como Brainforest. Ao mesmo tempo o tamanduá Olavo e seu filho Bandeira vivem aventuras no deserto de Noforest, enquanto o pequeno joão-de-barro Dumontzinho passa por um intercâmbio estudantil em Iceforest. Os amigos levam suas respectivas aventuras até que os vilões Mr. Birdestroy (Marcelo Tas) e AL Corcova (Antônio Abujamra), aliados a Ratão (André Abujamra), tentam convencer todos a cederem à floresta em nome de uma suposta modernidade. Sem alcançar o objetivo, Birdestroy e Corcova resolvem tomar o lugar usando a força bruta. A entrada é livre.


Festival da Mata Atlântica – As secretarias de Meio Ambiente e de Turismo, Esporte e Cultura da Prefeitura de Bertioga realizam nesta sexta-feira (26) e sábado (27), o 1º Festival da Mata Atlântica, que faz parte da Rota Oficial do Cambuci, criada pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Social. O evento acontece no Parque dos Tupiniquins, com uma programação que envolve oficinas de manejo e cultivo do cambuci, gastronomia e degustação de pratos com o fruto, além de exposições de artesanato e de fotografias. A Rota Oficial do Cambuci está em sua 16ª edição. O evento tem o objetivo de resgatar o cultivo e consumo do cambuci, fruta nativa da Mata Atlântica, como estratégia de conservação das matas e geração de renda para os produtores da região da Serra do Mar, abrangendo ainda aspectos gastronômicos, históricos e turísticos. O Parque dos Tupiniquins fica no entorno do Forte São João, entre o Canal de Bertioga e a Praia da Enseada (Centro).


Música é Cultura - O ‘Quarteto de Trombones do Litoral’ fecha a programação do projeto Música é Cultura de setembro, neste sábado (27), às 20 horas.  A apresentação, que normalmente acontece na Casa da Cultura, será realizada no Forte São João, integrando a programação da 8ª Primavera dos Museus. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura, em parceria com o Sesc. Composto por trombonistas atuantes nos principais grupos sinfônicos da região, bem como do estado de São Paulo, o quarteto apresenta a propostas de levar a qualidade da música de câmara, que é uma composição musical que surgiu no século XVI. O nome surgiu por causa dos antigos locais de apresentação dessa variação da música clássica: pequenas salas ou câmaras nas casas e nos palácios. O Forte São João fica na Avenida Vicente de Carvalho, entre o Canal de Bertioga e a Praia da enseada (Centro). A entrada é franca.

Forte São João – A fortaleza mais antiga do Brasil fica aberta à visitação pública, de segunda-feira a domingo, das 09 às 17 horas. As visitas são monitoradas e a entrada é franca.

Teatrada – O projeto Teatrada, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Sesc, apresenta neste domingo (28), às 11 horas, na Casa da Cultura, a peça ‘Cabeça de Vento’, da Cia Opera na Mala. Neste espetáculo solo, Sérgio Serrano conta, entre outras, a história de Cabeça de Vento, um menino muito imaginativo e avoado, suas aventuras e desafios. Em outro momento, o público é convidado a participar em uma criação coletiva, onde sugere personagens e situações enquanto o ator desenha a história ao vivo. O artista utiliza, também, a música, o teatro de sombras e a linguagem do palhaço para contar suas histórias. A Casa da Cultura fica na Avenida Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada (Centro). A entrada é livre.

Mostra Orson Welles – Segue, na Casa da Cultura, no próximo dia 30, a Mostra de Cinema Orson Welles, com a exibição do filme ‘Macbeth’ (12 anos) - uma adaptação do clássico de Willian Shakespeare em que Macbeth e Banquo voltam a cavalo de uma vitória militar e se deparam com três misteriosas bruxas no caminho que fazem previsões sobre o futuro da dupla. A mostra segue em outubro, dia 07, com o filme ‘A Marca da Maldade’ (14 anos); dia 14, ‘Falstaff: O Toque da Meia Noite’; dia 21, ‘Mr. Arkadin’ (livre); e dia 28, ‘A Soberba’. As sessões acontecem sempre às terças-feiras, a partir das 19h30. O evento é uma parceria da Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Cultura, em parceria com o Sesc. A entrada é livre.

Espaço Arte Nossa - A exposição faz parte do Projeto Arte Nossa, que acontece diariamente na Casa da Cultura, com venda de artesanato local. O público pode visitar o espaço de segunda a sexta-feira e aos domingos, das 10 às 18 horas; e aos sábados, das 10 às 21 horas.

Projeto Harmonia – Domingo tem Projeto Harmonia, no Quiosque 2, na Praia da Enseada (Centro), quando é realizada a dança de salão, sempre sob a animação de um músico, das 19 horas às 22h30. O projeto, de iniciativa do Cineclube Buriquioca, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, que cede o espaço para a realização. O acesso ao Quiosque 02 é livre.