Atrações Culturais – Fique por Dentro!

28 de maio de 2014

Atrações Culturais – Fique por Dentro!

DIC

Música e Teatro em julho – O Sesc Bertioga entra em férias coletivas durante o mês de junho. Por conta disso, a programação do Projeto Música é Cultura, realizado aos sábados, às 20 horas; e o Projeto Teatrada, aos domingos, às 11 horas, na Casa da Cultura serão retomados no primeiro fim de semana de julho. Ambos os projetos são desenvolvidos pelo Sesc e Prefeitura do Município, por meio da Diretoria de Cultura. Mais informações na Casa da Cultura (Avenida Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada/Centro), pelo telefone 3319-9150; ou no Sesc (Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20 – Rio da Praia), pelo telefone 3319-7700 (programação).

Cinema Ponto Mis/Curta – Quem ainda não assistiu o curta metragem Tzubra Tzuma, neste mês de maio, dentro da programação de cinema do programa Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com a Prefeitura, na Casa da Cultura, tem só esta quinta-feira (29) para assistir. O filme traz uma nave em formato de pássaro que sobrevoa vários lugares com diferentes crenças e religiões. A exibição acontece a partir das 19h30.

Cinema Ponto MIS/Longa - Em seguida ao curta, será a vez do longa-metragem ‘O Escafandro e a Borboleta’, do diretor Julian Schnabel, que também encerra a exibição nesta quinta-feira (29). O filme conta a história real de Jean-Dominique Bauby, editor da revista ELLE que, em 1995, aos 43 anos, sofreu um derrame, que paralisou todo seu corpo, com exceção do seu olho esquerdo. Preso em um corpo sem movimento, mas completamente lúcido, ele se adapta para contar sua incrível história de vida. O objetivo do projeto é levar sessões de cinema gratuitas, que promovem o acesso a bens culturais e a formação de público. Além dos filmes, são promovidas, todo mês, oficinas gratuitas pelo Núcleo Educativo do Museu. A entrada é franca.

Ponto MIS/Zé do Caixão - As atrações do Ponto MIS do mês de junho trazem para a Casa da Cultura filmes de José Mojica Marins, o popular Zé do Caixão , e de sua filha, a cineasta Liz Marins. Em função dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, os filmes serão apresentados nos próximos dia 11 e 26. No dia 11, às 19h30, será exibido o curta-metragem ‘Aparências’, de Liz Marins, que estará na Casa da Cultura caracterizada de vampira para um bate-papo com o público. Já no dia 26, também às 19h30, será a vez do longa ‘À Meia Noite Encarnarei no teu Cadáver’ , de Zé do Caixão.

Ponto MIS/Infanto-juvenil - Também como parte do Programa Ponto MIS, a Casa da Cultura recebe nos dias 05 e 26, a partir das 15 horas, o filme ‘Os Três Zuretas’, voltado ao público infanto-juvenil, com idade a partir de 12 anos. No começo dos anos 60, três meninos, Joaquim, Zezo e Pelé começam a achar que talvez tenham o poder de invocar o Demônio para conseguir coisas. Em meio às trapalhadas e descobertas, eles chegam ao primeiro dilema de suas vidas: a escolha entre o bem e o mal. A entrada é franca.

Espaço Arte Nossa - A exposição faz parte do Projeto Arte Nossa, que acontece diariamente na Casa da Cultura, com venda de artesanato local. O público pode visitar o espaço de segunda a sexta-feira e aos domingos, das 10 às 18 horas; e aos sábados, das 10 às 21 horas.

Circo Manacá – A Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Cultura, apresenta no próximo dia 07, o espetáculo Cores do Tempo, do Circo Manacá. A atração, que integra a programação do mês de junho, do Circuito Cultural Paulista, irá acontecer às 16 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves. A peça “Cores do Tempo” une dança, teatro de bonecos e circo, com a mostra de um casal de velhinhos que, ainda apaixonados, relembram momentos marcantes de suas vidas. A entrada é franca. O Circuito Cultural Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa promover a difusão cultural descentralizada. Por meio da realização de espetáculos em diversas linguagens artísticas em cidades do interior e litoral, busca atuar na formação de público e no acesso da população à diversidade artística. Atualmente, o programa é executado pela organização social de cultura Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA).

Forte São João – A fortaleza mais antiga do Brasil fica aberta à visitação pública de segunda-feira a domingo, das 09 às 17 horas. As visitas são monitoradas e a entrada é franca. O Forte São João fica no entorno do Parque dos Tupiniquins, na Avenida Vicente de Carvalho, entre a Praia da Enseada e o Canal de Bertioga (Centro).

Audição de Piano – Na próxima quarta-feira (04), às 19 horas tem Audição de Piano dos alunos do Projeto Educando para a Cidadania, desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga. O evento será realizado no salão cultural da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fica na Rua Capitão Pedroso, 25, esquina com a Avenida Anchieta (em frente à Caixa Econômica Federal), no Centro.

Projeto Harmonia – Domingo tem Projeto Harmonia, no Quiosque 2, na Praia da Enseada (Centro), quando é realizada a dança de salão, sempre sob a animação de um músico, das 19 horas às 22h30. O projeto, de iniciativa do Cineclube Buriquioca, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, que cede o espaço para a realização. O acesso ao Quiosque 02 é livre.