Balanço aponta eficácia dos serviços de limpeza pública

6 de novembro de 2014

Balanço aponta eficácia dos serviços de limpeza pública

Um levantamento realizado pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, demonstra a eficácia da nova logística de limpeza pública adotada no Município. Em nove meses, de fevereiro deste ano, quando foi implantado o sistema, até outubro, foram realizados, por exemplo, mais de 1 milhão de quilômetros de roçada, corte de mato e capinação manual.

São mais de 10 serviços realizados pela empresa vencedora da licitação e que já apresenta resultados na Cidade, com mais limpeza e organização urbana. Os serviços incluem varrição manual e mecanizada de ruas, varrição manual de ciclovias vias, raspagem de sarjetas, limpeza de praias, roçada de mato (manual e mecanizada), poda de árvores e limpeza e conservação de paisagismo da orla.

Os serviços foram estabelecidos baseados em um minucioso levantamento, realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos, de todas as áreas que devem passar por intervenções. A partir deste levantamento foi criado um cronograma de trabalho. Após a execução, uma equipe de técnicos da Prefeitura faz a fiscalização e o pagamento é autorizado, de acordo com o que foi realizado.

O contrato ainda estabelece a disponibilização de equipamentos, como um caminhão poliguindaste, com 10 caçambas, que são distribuídas pelas ruas da Cidade para recolhimento de lixo em pontos estratégicos, e um caminhão hidrojato para limpeza de galerias.

Entre os serviços contratados, a novidade é um caminhão para varrição mecanizada das ruas pavimentadas. O equipamento conta com um escovão que varre e recolhe os detritos, principalmente das sarjetas. O caminhão executa em uma hora o serviço que é realizado em oito dias por uma equipe de varrição manual e o serviço pode ser realizado no período noturno. Em nove meses, o caminhão varreu mais de 5.800 quilômetros de vias pavimentadas.

Poda de árvores

O serviço de poda de árvores também faz parte da nova logística de limpeza urbana. Em nove meses foram realizadas mais de 1.500 horas trabalhadas de podas. Pelo contrato, as equipes devem prestar atendimento durante 25 dias no mês.

Em algumas vias a mudança já vem sendo notada, principalmente durante a noite, uma vez que a poda permite maior luminosidade nas ruas. Além disso, a poda também pode ser realizada por questões de segurança, como em casos de galhos mortos que podem oferecer risco aos pedestres.

A poda de árvores urbanas é uma prática constante que proporciona vitalidade às árvores e para melhorar a harmonia do ambiente urbano. Pode ser por questões de manutenção, segurança ou estética.

Tabela com os serviços realizados de fevereiro a outubro/14

Varrição manual de vias e logradouros públicos - 1.936,87 km