Balanço do início da temporada tem saldo positivo

9 de janeiro de 2015

Balanço do início da temporada tem saldo positivo

Bertioga se preparou para a temporada de verão, época em que a população da Cidade chega a ser cinco vezes maior do que no restante do ano. A expectativa é de que um grande número de turistas permaneça na Cidade até o Carnaval. Pela estimativa da Prefeitura, o aumento de visitantes em relação ao ano anterior é de cerca de 20%.

Todas as secretarias fizeram um planejamento dos trabalhos a serem realizados, encampando uma verdadeira força-tarefa, com reforço da mão de obra e dos materiais. O balanço foi muito positivo em todos os setores, como saúde, segurança e limpeza, e o comportamento dos equipamentos públicos foi excelente.

A segurança mereceu destaque em Bertioga durante o período de Natal e Ano Novo. Nenhum incidente grave foi registrado, mesmo com quase meio milhão de pessoas passando o Réveillon na Cidade. Moradores, turistas e visitantes puderam usufruir dos espaços públicos em família e com tranquilidade.

A programação de shows do Verão Azul 2015 já teve início e no primeiro fim de semana, cerca de 50 mil pessoas estiveram na arena montada na Praça de Eventos. De acordo com a Secretaria de Segurança e Cidadania, não foi registrado nenhum incidente. A Guarda Civil Municipal trabalhou com todo o efetivo, dando apoio à Polícia Militar, que também recebeu reforço, por meio da Operação Verão.

O efetivo empregado pela Polícia Militar, no período de 27 de dezembro a 06 de janeiro, foi de 323 membros. Já o efetivo disponibilizado pela Guarda Civil Municipal foi de 74 membros. Com o início da Operação Verão houve uma redução dos índices de furtos, por exemplo, em torno de 50%. A operação prossegue até o Carnaval.

De acordo com a Secretaria de Segurança e Cidadania, um levantamento realizado pela Secretaria de Segurança estadual, aponta que Bertioga está entre as oito cidades do Estado com melhor índice de segurança, entre os municípios com mais de 20 mil habitantes.

Saúde

Para atender turistas, hospedados em hotéis ou em casas de temporada, moradores e mesmo os visitantes, que por ventura precisassem de atendimento médico, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, solicitou o reforço do quadro de funcionários do Hospital Municipal e Pronto Socorro.

De acordo com o Instituto Corpore, Organização Social contratada pela municipalidade para gestão dos equipamentos, o quadro profissional foi reestruturado, com aumento de médicos em clínica geral, ortopedia, técnicos de enfermagem, recepcionistas, auxiliares de limpeza e porteiros. Também foi providenciada uma ambulância zero quilômetro, bem como a locação de equipamentos essenciais à estabilização do paciente.

O balanço realizado pelo Instituto Corpore referente ao período de 24 de dezembro a 04 de janeiro, revelou um aumento de 30% no número de atendimentos, com uma média de 610 pacientes por dia.

Vale destacar que nesse período, o perfil do paciente também é diferente. A maioria é de outra cidade, o que requer, em alguns casos, a transferência do Hospital Municipal de Bertioga para outros locais. Trata-se de um processo trabalhoso e que exige envolvimento maior da equipe. E durante o período todas as transferências aconteceram dentro da normalidade.

Trânsito
O sistema viário de Bertioga também respondeu satisfatoriamente à grande quantidade de veículos que circularam pela Cidade. A estimativa da Diretoria de Trânsito e Transporte é de que cerca de 200 mil veículos transitaram no período entre o Natal e o Ano Novo em toda a extensão do Município.

Foram identificados pontos isolados de lentidão no trânsito, como nas Avenidas 19 de Maio e Anchieta, na região central da Cidade, próximo a estabelecimentos comerciais com grande concentração de pessoas. Embora não tenha havido paralisação total do trânsito, a Prefeitura fará estudos para possibilitar melhor fluxo de veículos no local.

No período, a Diretoria de Trânsito e Transporte trabalhou em regime de plantão com todos os agentes para evitar estacionamento em locais proibidos e ordenar o trânsito. Entre o Natal e Ano Novo, foram apreendidos 100 veículos que estavam estacionados em locais proibidos e encaminhados para o pátio municipal. A liberação de todos eles foi feita rapidamente em virtude da grande quantidade de agentes que trabalharam no período.

Limpeza das praias
Um dos principais atrativos de Bertioga também recebeu atenção especial. A limpeza das praias teve reforço das equipes e novos procedimentos para garantir que banhistas pudessem desfrutar das areias limpas.

A Secretaria de Serviços Urbanos realizou a limpeza das praias duas vezes por dia, todos os dias. A partir das 21 horas, era recolhido o lixo de tambores e caçambas e, a partir das 6 horas, iniciava o trabalho das equipes de limpeza manual. Todas as praias estavam limpas, no máximo até às 11 horas.

Doa
A Diretoria de Operações Ambientais (DOA), subordinada à Secretaria de Meio Ambiente, também trabalhou com reforços nas equipes, principalmente na fiscalização das praias, como forma de garantir o uso democrático, além de manter a segurança dos banhistas.

Entre as principais ocorrências foram registradas a retirada de veículos da faixa de areia no Indaiá, recolhimento de linhas de pipa com cerol e retirada de barracas de acampamento da praia. Também foi reforçada a fiscalização de embarcações.

No último dia 03, a DOA foi acionada e abordou os ocupantes de duas motos aquáticas que trafegavam em área proibida na praia de São Lourenço. Durante a abordagem foi constatado que os veículos não possuíam documentação e os condutores eram menores. A Marinha foi acionada, registrou ocorrência na Delegacia de Polícia e os veículos foram apreendidos.
Abastecimento

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Abastecimento, disponibilizou três equipes de fiscais para percorrer as praias, das 8 às 22 horas, buscando evitar o comércio irregular. No período entre Natal e Ano Novo foram apreendidos, aproximadamente 450 itens, entre bebidas alcóolicas e materiais como óculos, bijuterias e redes. O reforço na fiscalização segue até o período de Carnaval.

Estratégia
O prefeito de Bertioga,  explicou que toda essa força-tarefa realizada por diversas secretarias é uma estratégia de bom atendimento ao turista, além de garantir bem estar aos moradores. “Queremos causar uma boa impressão, o que vai fazer o turista retornar. Bertioga é uma Cidade linda, segura e que atende bem seus visitantes em qualquer época do ano”.