Beneficiários do Bolsa Família devem realizar a pesagem até junho

1 de abril de 2015

Beneficiários do Bolsa Família devem realizar a pesagem até junho

Os beneficiários do programa Bolsa Família que ainda não realizaram a pesagem das crianças de zero a 07 anos, neste semestre, devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município mais próxima para a atualização dos dados. O prazo segue até junho. É importante que os favorecidos realizem o recadastramento para não sofrerem bloqueio do benefício.

Além das crianças, devem passar por pesagem mulheres em idade fértil – de 14 a 44 anos. O objetivo é confirmar se os beneficiários estão cumprindo as exigências na área de saúde, conforme determinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome.

No ato do cadastramento, é necessária a apresentação do Cartão Bolsa Família, Cartão Sus, cartão de vacina das crianças atualizado e, no caso das gestantes, o cartão pré-natal. É importante ressaltar que quem não realizar a pesagem pode ter o benefício bloqueado.

A diretora de Promoção Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Bertioga, Luci Cardia, adverte a necessidade das usuárias do programa passarem com seus filhos, periodicamente no pediatra, assim como as gestantes, que devem passar pelo ginecologista para consulta. “É importante manter a carteira de vacinação das crianças em dia e cumprir todas as condicionalidades exigidas pelo programa, para não correr o risco de perder o benefício”, alerta a diretora.

Portanto, quem ainda não realizou o procedimento neste semestre, deve procurar qualquer UBS do Município de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, a fim de garantir a continuidade do benefício, lembrando que a Secretaria de Saúde realiza um acompanhamento sistemático das famílias assistidas pelo programa, que é desenvolvido em parceria com o Governo Federal.

Em Bertioga, o programa é acompanhado por três secretarias: de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, que basicamente realiza a atualização dos cadastros; de Saúde que realiza a verificação do peso e altura; e de Educação, que avalia a frequência dos estudantes que fazem parte do programa.

Prefeitura convoca

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda está convocando 253 beneficiários do programa federal Bolsa Família, que não sacaram o benefício de fevereiro. Eles devem se dirigir às agencias bancarias da Caixa ou a uma das casas lotéricas da Cidade, para sacar o beneficio. Bertioga conta com 2.056 famílias inclusas no programa federal.

No ato, eles devem estar portando o Cartão do Bolsa Família e o RG. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, também orienta os beneficiários sobre os procedimentos pelo telefone: 3319-8290.