Bertioga celebra o Padroeiro São João Batista dia 24 

16 de junho de 2014

Bertioga celebra o Padroeiro São João Batista dia 24 

Bertioga celebra, no próximo dia 24, o Dia de São João Batista, padroeiro da Cidade. Carreata com benção dos carros, missa solene, procissão e a distribuição do bolo bento de São João, marcam as comemorações.

As celebrações ao Santo Padroeiro começam dia 21 e seguem até o dia 23 com o tríduo de oração a São João Batista, sempre às 19h30, na Igreja Matriz, que leva o nome do Santo.

Já no dia 24, às 16 horas será realizada a carreata e a ‘Benção dos Veículos’. A concentração será na entrada da Cidade, na Avenida 19 de Maio, no bairro Albatroz, que seguirá pela Avenida Anchieta até a Igreja Matriz, na Rua Júlio Prestes, 59 (Centro), onde será celebrada a missa solene, às 18 horas.

Após a celebração, haverá procissão nas ruas, no entorno da Matriz, seguida pela distribuição do bolo bento de São João, na própria igreja.

João Batista

No dia 24 deste mês de junho, celebra-se o nascimento de um dos grandes apóstolos da Igreja: São João Batista, filho de Zacarias e de Isabel, que era estéril. Seu nascimento milagroso anuncia a chegada dos tempos de Jesus, tempos em que a esterilidade se tornara fecunda e o mutismo se transformara em força profética.

O sobrenome Batista é encontrado no próprio Evangelho, porque é ele quem anuncia um novo batismo (cf Mt 3,13-17). São João procura mostrar que ninguém se basta a si mesmo e que todos precisam da conversão e da graça santificadora de Deus.
O santo é lembrado no Evangelho como um homem de grande mortificação. Por isso, vai ao deserto para fazer penitência, onde se alimenta apenas de gafanhotos e mel silvestres. Mas ele é, sobretudo, um grande profeta: Portador e testemunha da Palavra de Deus, a qual é criadora de um mundo novo. Ele sempre anunciava: "Convertei-vos!". Morreu mártir, decapitado por Herodes, por causa de sua fidelidade à Palavra de Deus.