Bertioga comemora 6º aniversário do Marco da Paz no próximo dia 02

22 de dezembro de 2014

Bertioga comemora 6º aniversário do Marco da Paz no próximo dia 02

Bertioga realiza no próximo dia 02 de janeiro, cerimônia em comemoração ao 5º aniversário do Marco da Paz, construído na Praça da Primavera, no bairro Rio da Praia, em frente à unidade do Sesc. O evento, que será realizado a partir das 9 horas, será marcado por homenagens a pessoas e instituições que se destacaram na propagação da paz, por meio da atuação de cada uma delas em trabalhos de ação social no Município.

Os homenageados com a réplica do Marco da Paz serão conhecidos no ato da cerimônia. Na oportunidade professores do Projeto Musicando, desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga, abrirão a festa com a execução dos hinos Nacional e de Bertioga, entre outras apresentações musicais. No encerramento do evento, eles executarão a canção ‘A Paz’.

O Marco
O símbolo, criado em forma de um arco com a pomba e o sino, foi idealizado por Gaetano Brancati Luigi, membro da Associação Comercial de São Paulo e nascido na Itália, em plena Guerra Mundial.

A proposta de criação do marco surgiu a partir de um pensamento que Brancati Luigi teve aos 08 anos de idade, em meados de 1945, logo após o término da II Guerra Mundial. Na ocasião, todos os povos da Europa e do Mundo se uniam porque tocavam sinos na praça. Foi então, que Brancati Luigi teve a ideia de criar o Marco da Paz.

Depois de 50 anos, foi inaugurado o primeiro monumento no Pateo do Collegio, na capital paulista. No Brasil, o Marco da Paz encontra-se em três cidades paulistas: São Paulo (no centro junto ao Pateo do Collegio, no Tatuapé e na Lapa), além das cidades de Aparecida do Norte e Bertioga, onde o marco tem quatro metros de altura e um sino de bronze, que fica suspenso em um suporte de concreto.

No exterior, o Marco da Paz encontra-se no México (nas cidades de Hidalgo, Laguna-Oaxaca e Cidade do México), Argentina (Mendoza), Uruguai (Punta del Este) e na China (em Xialin).

Com o sucesso já consagrado do Marco da Paz, a Associação Comercial de São Paulo, por meio de seu idealizador Gaetano Brancati Luigi e suas 15 distritais homenageiam com a réplica do marco, pessoas e instituições que se destacam pela sua atuação no trabalho de ação social e pela construção da cultura de paz pelo mundo. O Troféu Marco da Paz é também o troféu oficial da Corrida Internacional de São Silvestre.