Bertioga comemora dia do padroeiro São João Batista com missas e quermesse

12 de junho de 2018

Bertioga comemora dia do padroeiro São João Batista com missas e quermesse

No próximo dia 24 de junho é comemorado o dia do padroeiro de Bertioga, São João Batista. Para celebrar a data, a Paróquia da Cidade preparou extensa programação.

Nos dias 21, 22 e 23, às 19h30, acontece honra a São João Batista, na Igreja Matriz. No dia 24, uma procissão sai da Igreja às 18h30, em direção à Tenda de Eventos, onde acontece Missa Solene às 19h30.
Já a quermesse ocorre na Tenda de Eventos nos dias 22 e 23, a partir das 19 horas; e no dia 24, a partir das 15 horas.

A Paróquia São João Batista fica na Rua Dr. Júlio Prestes, 69. O telefone é o (13) 3317-1838.

São João Batista

Segundo a tradição católica, São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe foi Santa Isabel, prima de Maria Mãe de Jesus. São João Batista é muito importante no Novo Testamento, pois foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. Quando São João Batista ficou adulto, foi morar no deserto para rezar, fazer sacrifícios e pregar para que as pessoas se arrependessem. Vivendo uma vida extremamente difícil e com muita oração, passou a ser conhecido como profeta, homem enviado por Deus. Batizava a todos que se arrependiam e multidões sempre iam ver suas pregações no rio Jordão.

Padroeiro

O Forte São João, fundado em 1547, às margens do Canal de Bertioga, é a fortaleza mais antiga e também mais bem conservada do Brasil. O primeiro Fortim de São Tiago, na Barra da Bertioga, foi reconstruído ao final do século XVII, em alvenaria de pedra e cal, tendo as suas obras definitivas sido concluídas em 1710. O Forte foi reformado a partir de 1765, tendo reedificada a sua capela, sob a invocação de São João e passou a ser denominado Forte São João da Bertioga.