Bertioga comemora um ano de canonização de São José de Anchieta

28 de maio de 2015

Bertioga comemora um ano de canonização de São José de Anchieta

Pela importância de seus territórios durante a colonização e o processo de catequização do Brasil, Bertioga e Guarujá rendem homenagens ao mais novo santo do Brasil: São José de Anchieta. A ‘Celebração a São José de Anchieta’, que comemora um ano de canonização do santo, acontece nos próximos dias 6 e 7, por iniciativa da Prefeitura de Bertioga, com apoio da Prefeitura de Guarujá e da Paróquia São João Batista de Bertioga.

As atividades vão envolver toda a comunidade em atividades que representam a passagem do Padre Anchieta pela região. A relíquia de Anchieta, um pedaço do osso (fêmur esquerdo) do santo chegará à Bertioga, no sábado (06), às 10 horas, quando será realizada a bênção aos fieis.

A relíquia será trazida até o Forte São João de barco da Ermida de Santo do Guaibê, no município vizinho de Guarujá. A chegada do relicário será marcada por emoção, uma vez que o trajeto é o mesmo feito pelo Padre Anchieta, por volta de 1560, quando costumava fazer suas orações pedindo paz entre brancos e índios. A relíquia será trazida pelas mãos do pároco de Bertioga, Padre Silvio Luiz.

No Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João, o cacique Timóteo, da Aldeia Rio Silveira, e as demais autoridades receberão o relicário que ficará exposto na Sala de Anchieta, dentro da fortaleza, onde será aberta a exposição ‘São José de Anchieta – o Santo do Brasil’.

Padre José de Anchieta foi canonizado pelo Papa Francisco, no dia 03 de abril do ano passado, e o dia 9 de junho marca seu aniversário de morte. A canonização aconteceu após um longo processo de mais de 400 anos. Nascido em 1534, na Espanha, José de Anchieta, chegou ao Brasil 1553, tendo passado pelos estados da Bahia, São Paulo e Espírito Santo. Em São Paulo, percorreu o litoral, catequizando índios, o que o fez amigo dos indígenas e colonizadores, plantando o entendimento.

Confira a programação completa:

Sábado (06)
11 horas – Cerimônia da chegada da Relíquia de Anchieta ao Forte São João, benção aos fieis, abertura da exposição ‘São José de Anchieta – o Santo do Brasil’ e pronunciamento das autoridades.

12 às 17 horas - Exposição São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil

14 às 16 horas - Intervenção histórica e poética sobre São José de Anchieta, na Ermida de Santo Antônio do Guaibê. Local: O Barco Escola sai do Píer Licurgo Mazzoni (Avenida Vicente de Carvalho), para levar até a Ermida.

17 horas - Procissão com a Relíquia de São José de Anchieta do Forte São João até a Igreja Matriz São João Batista

Domingo (07)

9 às 17 horas – Abertura da exposição ‘São José de Anchieta - o Santo do Brasil’

9 / 11 / 14 e 15 horas - Intervenção histórica e poética sobre São José de Anchieta, na Ermida de Santo Antônio do Guaibê. Local: O Barco Escola sai do Píer Licurgo Mazzoni (Avenida Vicente de Carvalho), para levar até a Ermida.
18h30 – Missa celebrada na Orla do Canal com a relíquia de São José de Anchieta. Procissão da relíquia e benção dos fiéis. Encenação do Milagre das Luzes, na Ermida de Santo Antônio do Guaibê.