Bertioga conquista 1.500 casas populares

28 de maio de 2014

Bertioga conquista 1.500 casas populares

DIC

Bertioga deu mais um passo para conquistar a construção de 1.500 casas populares, o maior empreendimento habitacional já realizado no Município. No último dia 23, foi publicado no Diário Oficial da União o resultado do processo da seleção de projetos, da Secretaria Nacional de Habitação, no qual Bertioga foi contemplada com recursos da ordem de R$ 114 milhões, por meio dos programas Minha Casa Minha Vida. Outros R$ 30 milhões para a execução da obra foram aprovados no final do ano passado provenientes do programa Casa Paulista (Governo do Estado de São Paulo), totalizando R$ 144 milhões investidos.

As unidades vão atender cerca de 40% do déficit habitacional do Município e serão construídas em uma área localizada na altura do Km 218, da Rodovia Rio-Santos, no Jardim Rafael.

A conquista foi comemorada pelo prefeito de Bertioga, que acompanhou pessoalmente os trâmites de aprovação do projeto, inclusive fazendo gestões junto ao Ministério das Cidades, em Brasília. “Trata-se de um importante avanço na área habitacional. Além das unidades, todo o empreendimento vai contar com infraestrutura, como rede de água, esgoto e ruas”.

O empreendimento será executado em parceria com entidades como a Associação dos Moradores da Favela Jardim Helena, Frente Paulista de Habitação Popular do Estado de São Paulo e Movimento Pró- Moradia de Suzano. As novas unidades atenderão a famílias com renda entre zero e três salários mínimos.

A grande conquista para o Município é que as 1.500 unidades habitacionais serão construídas sem nenhum investimento municipal. Os esforços da municipalidade se concentraram na busca de parceiros para implantação do projeto e na elaboração de relatório completo sobre o déficit habitacional e os serviços públicos disponíveis no entorno do terreno onde o empreendimento será edificado.

Equipamentos públicos

Um dos motivos que favoreceram a aprovação do projeto é o fato da região já contar com equipamentos públicos existentes e outros já em fase de construção capazes de absorver a demanda que será criada com a ocupação das unidades. Nas proximidades existem seis unidades escolares públicas, entre escolas municipais, estaduais e Núcleos de Educação Infantil (Neims). Além disso, está em fase de conclusão a Creche da Vista Linda e o bairro ainda receberá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cuja obra já foi iniciada. A região também conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS), além de atendimento de três linhas de transporte coletivo e coleta de lixo diária.

Outra melhoria é a implantação da Rodoviária Municipal e do Terminal de Transbordo para passageiros na Vista Linda, que, juntamente com a obra de implantação das marginais da Rodovia Rio-Santos, vão permitir melhor mobilidade urbana com qualidade e segurança para pedestres e motoristas.

“Nossos técnicos apresentaram todos os investimentos da municipalidade já realizados e que estão em andamento para a região, e que vão atender a demanda criada pela implantação do projeto. Isso foi essencial para aprovação por parte do Governo Federal”, comentou o prefeito.

Apartamentos

O empreendimento é composto por 75 blocos de edifícios com cinco pavimentos. Serão cinco condomínios, com 15 blocos em cada um, que receberão o nome de plantas nativas da região como Flamboyant, Resedá, Quaresmeira, Ganandi e Claraíba.

Os apartamentos terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os condomínios ainda vão contar com vagas de estacionamento privativas e para visitantes, área comum com salão de festas e playground.

A seleção dos beneficiários será feita de acordo com os critérios nacionais, que priorizam famílias em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; e famílias de que façam parte pessoas com deficiência.

O Conselho Municipal de Habitação também estabeleceu critérios para a seleção de beneficiários, como residência ou trabalho na Cidade há pelo menos dois anos; trabalhador no Município; e maior número de filhos.

Meio Ambiente

Para aprovação do projeto foram atendidos todos os critérios ambientais, como a aprovação prévia da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A área que será ocupada tem 75,3 mil m² e a área destinada à compensação ambiental tem 215,5 mil m².