Bertioga decreta situação de Emergência e adota medidas preventivas para enfrentamento do coronavírus

20 de março de 2020

A Prefeitura de Bertioga estabeleceu nesta sexta-feira (20), situação de emergência em saúde pública para o enfrentamento do novo coronavírus. A medida tem caráter preventivo contra uma eventual propagação da Covid-19, embora, até o momento, não haja casos confirmados da doença na Cidade.

O decreto prevê ainda a contratação de bens e serviços e profissionais de saúde para atendimento à população. Além disso, a tramitação dos processos referentes a assuntos vinculados à emergência deverá correr em regime de urgência e prioridade em todos os órgãos e entidades municipais. O mesmo decreto normatiza medidas preventivas de âmbito regional adotadas pelo Município.

As determinações e recomendações foram decididas pelos nove prefeitos da região, em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), realizada por videoconferência, na ultima quinta (19).

Dentre as medidas está a proibição, por tempo indeterminado, do acesso total às praias do Município, a partir desta sexta-feira (20), incluindo barracas, colocação de cadeiras e guarda-sóis e práticas esportivas. Além disso, também estão suspensas as atividades de hospedagem nos hotéis, motéis, pousadas e estabelecimentos similares, bem como a paralisado o embarque/desembarque de passageiros, com finalidade turística, dos ônibus que fazem o transporte intermunicipal no Município.

Também foi determinada a suspensão, a partir desta sexta-feira (20), das atividades nos seguintes locais: shopping center, centros de compras, galerias, academias de ginástica, clubes sociais, esportivos e similares, buffets infantis, casas de festas, casas noturnas, danceterias, musicais nos bares e estabelecimentos congêneres, campos e quadras esportivas (e similares), bem como igrejas e templos de qualquer culto.

Saúde

Ficam suspensos, por tempo indeterminado, os atendimentos de caráter ambulatorial, realizados, mediante agendamento das unidades básicas, com exceção de projetos estratégicos (pré-natal).

Prevenção

Desde a última segunda-feira (17), medidas preventivas em âmbito regional vêm sendo adotadas pelo Município, para evitar a transmissão do coronavírus. Dentre elas está a suspensão total das aulas nas escolas municipais e de autorização para vans e ônibus de turismo por tempo indeterminado.

Também estão suspensas as visitas hospitalares, atendimentos e atividades do Centro de Equoterapia e Núcleo de Apoio a Crianças Especiais (NACE), exceto consultas médicas na especialidade de neuropediatria, que acontecerão mediante agendamento.