Bertioga e Guarujá unidas para divulgação da cultura e da boa música,neste sábado (28)

30 de junho de 2014

DIC - 25/06/2014

A Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras, em Guarujá, recebe neste sábado (28), às 19h30 a Orquestra da Associação Cultural da Criança e do Adolescente de Bertioga (Acica). A orquestra, que reúne 30 componentes, entre crianças, adolescentes e jovens, promete emocionar o público com sua apresentação.

A praça, considerada um polo cultural com a Feira de Artesanato, promovida pela Associação dos Artesãos, Artistas Plásticos e Expositores da Praça das Bandeiras, é palco de apresentações musicais nos finais de semana, por meio do projeto ‘Arte para Todos’ e, agora, sediará o projeto de integração entre as duas cidades (Guarujá e Bertioga), oferecendo uma oportunidade aos músicos que poderão mostrar seus trabalhos ao público, que assistirá a um bom espetáculo, gratuitamente.

O apoio é das secretarias de Turismo das prefeituras de Guarujá e de Bertioga e da Associação dos Artesãos da Praça das Bandeiras (AAPB). Segundo Érico Cardoso, presidente da AAPB, o evento é a realização de um sonho e cumpre o grande objetivo da associação que é o de promover recitais, concertos e difundir a cultura para todos, sem distinção.

Para José Carlos Rodrigues, secretário de Turismo de Guarujá, a integração entre as duas Cidades é muito bem vinda. José Luiz Zuppani, secretário de Turismo de Bertioga também vê com bons olhos o projeto, assim como o prefeito Mauro Orlandini, um grande incentivador da arte e cultura, prestigiando todos os eventos e as entidades culturais de sua Cidade.

Acica

A Associação Cultural Internacional da Criança e Adolescente é uma entidade de cunho cultural sem fins lucrativos com o objetivo de atender crianças e adolescentes do município de Bertioga. O projeto tem um olhar voltado para as crianças que precisam ocupar o seu tempo e desenvolver o seu potencial musical.

Atualmente a entidade está trabalhando com um grupo formado por 30 componentes, entre crianças, adolescentes e jovens. O repertório é variado: músicas eruditas, populares, clássicas, sacras, nacionais, internacionais e natalinas, com um grande repertório.

Música no Canal

Neste domingo (29), às 19 horas, em Bertioga, no Boulevard do Canal (Avenida Vicente de Carvalho/Centro), tem show musical do carioca, Luiz Moreaux, que desde 2006 mora em Guarujá. Moreaux é autor do projeto ‘Som para todos’, que realiza apresentações sucessivas em praças, a exemplo da Praça das Bandeiras, em Guarujá.

Segundo Moreaux, o projeto nasceu para levar música de boa qualidade num formato preparado para praças podendo ser voz e violão ou uma pequena banda, ou até uma orquestra. “Sabendo das dificuldades de se absorver cultura, principalmente quando falamos das classes trabalhadoras, que com seus salários não têm acesso aos grandes palcos, teatros, casas de shows e lugares onde exista entretenimento, o projeto preenche essa lacuna.”