Bertioga faz celebração a São José de Anchieta neste fim de semana

1 de junho de 2016

Bertioga faz celebração a São José de Anchieta neste fim de semana

Para comemorar o segundo ano da canonização de São José de Anchieta, a Prefeitura de Bertioga, em parceria com a Prefeitura de Guarujá e a Paróquia São João Batista, no Município, realiza neste fim de semana a 3ª Celebração a São José de Anchieta - evento que, este ano, integra a programação da 8ª Semana do Meio Ambiente, dentro das atividades do 3º Festival da Mata Atlântica.

A abertura solene das homenagens ao santo começa neste sábado (04), a partir das 10 horas, com a chegada da relíquia - um pedaço do osso (fêmur esquerdo) de Anchieta, e teatro baseado em seus poemas.

Serão dois dias de comemorações, que vão envolver toda a comunidade em atividades que representam a passagem do Padre Anchieta pela região, em especial Bertioga e Guarujá.  A relíquia será trazida até o Forte São João de barco, da Ermida de Santo Antônio do Guaibê, localizada às margens do Canal de Bertioga, no município vizinho de Guarujá.

A chegada do relicário será marcada por emoção, uma vez que o trajeto é o mesmo feito pelo Padre Anchieta, por volta de 1560, quando costumava fazer suas orações pedindo paz entre brancos e índios. A relíquia será trazida pelas mãos do pároco de Bertioga. No Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João, autoridades e comunidade recepcionarão o relicário, que ficará exposto na Igreja São João Batista.

Milagre das luzes

Os milagres atribuídos a Anchieta estavam sempre relacionados com a natureza e, por todas as ações e relatos, é considerado por muitos estudiosos e religiosos como o patrono da Mata Atlântica. Durante a celebração, um dos momentos mais marcantes da vida do jesuíta, o Milagre das Luzes, será encenado no domingo (05), às 20h30, após a missa que será celebrada às 19h30, na Paróquia São João Batista.

Na oportunidade, uma procissão com a relíquia sairá da igreja, indo em direção ao Canal de Bertioga para a encenação do Milagre das Luzes, em alusão a uma das passagens mais emocionantes contadas ao longo de mais de 400 anos sobre a peregrinação do missionário no Brasil.

Barco Escola realiza travessia para a Ermida

No sábado (04), das 14 às 16 horas, o Barco Escola Arca do Saber vai realizar a travessia do Canal de Bertioga, saindo do Píer Licurgo Mazzoni, até a Ermida, onde um ator irá interpretar São José de Anchieta, declamando as poesias do santo.  A programação continua no domingo (05), quando o Barco Escola realizará saídas para a Ermida às 9h, 11h, 14h e 16 horas, para o público assistir a performance do ator.

Padre José de Anchieta, conhecido como o Apóstolo do Brasil, foi canonizado no dia 03 de abril de 2014, pelo Papa Francisco. O santo foi autor de várias cartas, sendo que em uma delas descreve as características naturais da Capitânia de São Vicente, a fauna e a flora, além dos acidentes geográficos e o clima da região. Seus textos, escritos em maio de 1560, serviram de inspiração para a criação do dia 30 de maio como o Dia Nacional da Mata Atlântica. Pela sua importância na preservação do meio ambiente, as homenagens foram integradas à programação do 3º Festival Mata Atlântica.