Bertioga realiza 3ª Celebração a São José de Anchieta a partir do dia 04

25 de maio de 2016

Bertioga realiza 3ª Celebração a São José de Anchieta a partir do dia 04

Bertioga realiza, de 04 a 05 de junho, a 3ª Celebração a São José de Anchieta, e o segundo ano de canonização do santo - evento que este ano integra a programação da 8ª Semana do Meio Ambiente, dentro das atividades do 3º Festival da Mata Atlântica. A abertura solene das homenagens a Anchieta começa no dia 04, a partir das 10 horas, com a chegada da relíquia - um pedaço do osso (fêmur esquerdo) do santo, e teatro baseado em seus poemas.

A coordenação é da Prefeitura do Município, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Turismo, Esporte e Cultura, em parceria com a Prefeitura de Guarujá e a Paróquia São João Batista de Bertioga. Padre José de Anchieta, conhecido como o Apóstolo do Brasil, foi canonizado no dia 03 de abril de 2014, pelo Papa Francisco.

Na edição deste ano, o Festival da Mata Atlântica irá integrar cultura, arte e conservação, com destaque a São José de Anchieta, autor de várias cartas, sendo que em uma delas descreve as características naturais da Capitânia de São Vicente, a fauna e a flora, além dos acidentes geográficos e o clima da região. Seus textos, escritos em maio de 1560, serviram de inspiração para a criação do dia 30 de maio como o Dia Nacional da Mata Atlântica.

Os milagres atribuídos a Anchieta estavam sempre relacionados com a natureza e, por todas as ações e relatos, é considerado por muitos estudiosos e religiosos como o patrono da Mata Atlântica.

Serão dois dias de comemorações, que vão envolver toda a comunidade em atividades que representam a passagem do Padre Anchieta pela região, em especial Bertioga e Guarujá.  A relíquia será trazida até o Forte São João de barco, da Ermida de Santo do Guaibê, no município vizinho de Guarujá. A chegada do relicário será marcada por emoção, uma vez que o trajeto é o mesmo feito pelo Padre Anchieta, por volta de 1560, quando costumava fazer suas orações pedindo paz entre brancos e índios. A relíquia será trazida pelas mãos do pároco de Bertioga.

No Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João, autoridades e comunidade recepcionarão o relicário, que ficará exposto na Igreja São João Batista.