Bertioga reforça compromisso ambiental com manutenção da Nascente Modelo do Morro do Vergara

27 de junho de 2025

Bertioga reforça compromisso ambiental com manutenção da Nascente Modelo do Morro do Vergara

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou uma nova ação de manutenção e restauração ecológica na Nascente Modelo do Morro do Vergara, localizada no bairro São João. A iniciativa faz parte das ações estratégicas do Programa Município VerdeAzul (PMVA), dentro da Diretiva 9 – Recursos Hídricos (RH).

Recuperada em 2017 com o apoio da comunidade local, a nascente é monitorada desde então por meio de ações da Prefeitura, com participação ativa do Centro de Educação Ambiental (CEA), do Viveiro Municipal de Plantas Nativas e da Guarda Ambiental. A área é considerada um ponto de referência em proteção ambiental e educação para a sustentabilidade.

Ação integrada em junho
No dia 25 de junho de 2025, as equipes técnicas do CEA, do Viveiro e da Guarda Ambiental realizaram uma visita técnica à nascente, com foco em conservação, limpeza e enriquecimento vegetal. A ação contemplou limpeza da trilha de acesso e retirada de resíduos sólidos; limpeza da água, afetada por excesso de matéria orgânica das chuvas; manutenção da placa de identificação; e plantio de oito mudas nativas da Mata Atlântica, entre elas: Quaresmeira, Palmeira Juçara, Jerivá, Cabeludinha, Goiaba, Araçá, Aroeira-pimenteira (2 unidades).

Essas espécies contribuem diretamente para o fortalecimento da vegetação nativa e para a proteção da nascente, promovendo biodiversidade e equilíbrio ecológico. As mudas plantadas em etapas anteriores, incluindo palmeiras juçara — espécie símbolo da Mata Atlântica — apresentam ótimo desenvolvimento, demonstrando o êxito da restauração ambiental.

Nascente Modelo e o PMVA
A ação atende à Diretiva RH2 do Programa Município VerdeAzul, que exige a comprovação de medidas voltadas à conservação, restauração ou despoluição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) hídricas. A iniciativa fortalece a posição de Bertioga como município comprometido com a gestão ambiental integrada e sustentável.

“Preservar nascentes é garantir água limpa, biodiversidade e qualidade de vida para todos. Com essa e outras ações, seguimos firmes no compromisso com o futuro ambiental da nossa cidade”, destaca a diretora de Educação Ambiental, Mylene Lyra.