Bertioga renova convênio com Estado para Operação Verão

14 de janeiro de 2015

Bertioga renova convênio com Estado para Operação Verão

O convênio entre a Prefeitura de Bertioga e a Secretaria de Segurança do Estado que possibilita a realização da Operação Verão, foi renovado por mais cinco anos na terça-feira (13), na sede da Secretaria, em São Paulo. O de Bertioga foi o primeiro chefe de Executivo Municipal a ser recebido pelo secretário Alexandre de Moraes, empossado recentemente pelo governador Geraldo Alckmin.

Durante a temporada de Verão, a população de Bertioga chega a ser seis vezes maior do que no restante do ano. A estratégia da Secretaria de Segurança do Estado é reforçar a segurança nas cidades litorâneas, por meio do convênio. Desta forma, o Governo do Estado desloca policiais e viaturas e as prefeituras garantem alojamento e alimentação. Em Bertioga, este ano estão sendo investidos R$ 500 mil durante o período de 26 de dezembro a 17 de fevereiro.

E esse trabalho vem dando resultados. Um levantamento realizado pela Secretaria de Segurança estadual aponta que Bertioga está entre as oito cidades do Estado com melhor índice de segurança, entre os municípios com mais de 20 mil habitantes e é considerada a cidade mais segura do Litoral do Estado de São Paulo.

Para o prefeito de Bertioga, a renovação do convênio é o reconhecimento do excelente resultado da Operação Verão. “Historicamente não temos registrado nenhum incidente grave durante a temporada. Este ano não foi diferente. A segurança é a marca registrada de Bertioga”, comentou o prefeito, reforçando que a Cidade recebeu aproximadamente 500 mil pessoas no Réveillon deste ano e não foram registrados incidentes.

Durante a Operação Verão, o policiamento é reforçado por 210 policiais militares, 80 homens do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR); 12 bombeiros do Grupamento de Incêndio (GI); 12 policiais da Civil e 12 rodoviários.

A Prefeitura ainda disponibilizou 20 guarda-vidas e 23 Guardas Civis Municipais (GCMs) temporários, que foram contratados por meio de processo seletivo. A GCM, que tem um efetivo de 92 guardas, também conta com o reforço de guardas temporários, além de duas viaturas e monitoramento por meio de motocicletas e bikes.