Bertioga se destaca como a única cidade da Baixada a criar postos de empregos em 2015

18 de março de 2016

Bertioga se destaca como a única cidade da Baixada Santista, que criou postos de empregos em 2015. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados no início do ano, apontam um saldo de 92 postos criados. Número é resultado da diferença entre as contratações (4.783) e as demissões (4.691).

Enquanto Bertioga fechou o ano com saldo positivo, as outras cidades da Baixada Santista não tiveram a mesma sorte, registrando uma perda de 15.758 empregos. O setor que mais contratou no Município foi o de comércio e serviços e o que demitiu foi o da construção civil.  Os números também apontam, que o estado de São Paulo apresentou uma negativa de 477. 956 e o Brasil 1.625.551.

Diante da crise econômica, que o Brasil vem passando nos últimos tempos, Bertioga se destaca como uma cidade em pleno desenvolvimento, onde as grandes empresas estão apostando e investindo. Além disso, há uma alta na questão da contratação, ou seja, novas vagas de emprego estão surgindo e com isso o trabalhador vem ganhando campo de trabalho e se fortalecendo.

Dois fatores contribuíram para este cenário positivo: a geração de novos postos de trabalho, intermediados pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que funcionam nas duas unidades do Espaço Cidadão - Centro e Boracéia; e a oferta de cursos de capacitação, através de parcerias com a Secretaria Estadual de Relações do Trabalho e de Desenvolvimento Econômico.

Somente em 2015, o PAT disponibilizou 163 vagas de emprego, em diversas áreas, encaminhando 386 candidatos para entrevista. São 2.530 empresas, que estão gerando empregos e colaborando para o crescimento econômico e desenvolvimento do Município.

A capacitação profissional também é outro fator que colabora para as novas contratações. Uma das prioridades da administração do prefeito Mauro Orlandini está neste fomento. Através da Secretaria de Desenvolvimento, Social, Trabalho e Renda, a Prefeitura capacitou 215 pessoas, que frequentaram oito cursos de capacitação ofertados pela pasta.

Outro polo gerador de cursos do Município e que está sempre preocupado em levar a capacitação em atividades que podem gerar renda é o Fundo Social de Solidariedade (FSS), que tem como presidente a primeira dama Maria Cecilia de Morares Orlandini. Só no ano passado, foram certificadas 130 pessoas, que participaram dos cursos de Panificação, Modelagem, Patchwork, Pintura em Tecido e Crochê, oferecidos, gratuitamente, pelo FSS.

Para o prefeito Mauro Orlandini, o cenário econômico do Município vem crescendo a cada dia e um dos fatores que vem colaborando para isso é a procura da Cidade pelas grandes empresas. “Este saldo positivo gera um ciclo virtuoso, com novos empregos gerados, pessoas sendo contratadas, consumindo no Município e a economia aquecida. Bertioga está na contramão da crise, mantendo esse ciclo, onde o trabalhador só tem a ganhar”, comenta.

Já a secretária de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, Débora Pereira, lembra que uma das  ferramentas disponível pela Administração Municipal e que vem colaborando para que a economia da Cidade se fortaleça é o Banco do Povo Paulista - programa do Governo do Estado. “No ano passado, o órgão concedeu meio milhão em empréstimos para microempreendedores, que apostaram em novos negócios. Este ano já estamos com 77 contratos assinados”, disse.

Para quem quer fomentar seu próprio negócio, o Banco do Povo é uma boa opção. Atualmente, o Município conta com cerca de R$ 240 mil para conceder em empréstimos para microempreendedores. São disponibilizados empréstimos de R$ 200,00 a R$ 20 mil, com juros de 0,35% ao mês e tem o objetivo de promover geração de emprego e renda para o desenvolvimento socioeconômico do Município.

Serviço

Para mais informações sobre o Banco do Povo, basta acessar o site www.bancodopovo.sp.gov.br ou comparecer até a unidade de Bertioga, que fica no Espaço Cidadão-Centro (Avenida Anchieta, 392). O telefone é 3319-9712. Já o Espaço Cidadão-Boracéia está localizado na Rua José Costa, 138. O telefone para contato é 3312-5590.