Bertioga se destaca em crônica e conto no Mapa Cultural Paulista

21 de junho de 2016

Bertioga se destaca em crônica e conto no Mapa Cultural Paulista

Geraldo Varjabedian e a jornalista Valdete Nilza da Silva  se destacaram na Mostra de Literatura da Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista, no último sábado (18), que aconteceu na Biblioteca Parque Villa Lobos, na capital paulista. Varjabedian ficou entre os seis melhores trabalhos selecionados na categoria crônica, com a obra ‘Metafísica da Taioba’, enquanto Valdete se classificou em 18º lugar com o conto ‘O bafo da Lulu’.

A mostra reuniu autores entre as diversas obras de qualidade, produzidas no interior do estado de São Paulo. A expressão Literatura engloba as modalidades Conto, Crônica e Poesia. Nesta edição 2015/2016, mais de 600 obras literárias participaram do projeto, que identifica e promove segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.

O Mapa Cultural Paulista é um programa realizado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte. Os seis selecionados de cada categoria (Crônica, Poesia e Conto - 18 no total) receberam o prêmio estímulo e o troféu “Mapa Cultural Paulista”.

Durante a solenidade, atores realizaram leituras das obras premiadas que também receberam destaque na antologia. Todos os autores selecionados nas regiões administrativas farão parte da Circulação, pois as antologias serão distribuídas em bibliotecas do interior do Estado. Além disso, cada selecionado receberá uma cota de 10 exemplares da antologia produzida pela Abaçaí Cultura e Arte.

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Cultura, disponibilizou transporte até a capital para os artistas, que representaram a Cidade no evento.

O Mapa Cultural Paulista acontece desde 1995, e configurou-se como um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui projeto parecido, podendo tornar-se referência nacional.