Bertioga sedia ultramaratona inédita na América do Sul

23 de julho de 2019

Bertioga sedia ultramaratona inédita na América do Sul

Campeonato das Américas acontece neste sábado (27) com atletas de seis Países

Bertioga será palco do “Campeonato das Américas 2019 IAU de 100 km”, um panamericano de ultramaratona. O evento acontece no sábado (27), com largada às 7 horas, na Av. Thomé de Souza, em frente ao Quiosque quatro (ao lado da pista de skate). Nosso município terá a honra de sediar um campeonato internacional de ultradistância, que acontece pela primeira vez na América do Sul. Este evento também será a seletiva para o mundial de 2020, que acontecerá na Holanda.

Entre os países filiados a IAU (Associação Internacional de Ultramaratonas), o Brasil foi escolhido. Outras cidades do País como Praia Grande e Barueri também concorreram para ser a sede do evento. A Comitiva de seleção da organização passou dois dias conhecendo Bertioga, que foi escolhida pela estrutura, percurso oferecido, além da manifestação do interesse do poder Executivo e empenho da Diretoria Municipal de Esportes.

O anuncio da cidade-sede foi feito no site da IAU (Associação Internacional de Ultramaratonas) e CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo). Bertioga receberá delegações de seis Países: Canadá, México, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. O Campeonato das Américas 2019 IAU de 100 km é realizado pela IAU, CBAT e BR 135 Ultramathon, com o apoio da Prefeitura de Bertioga.

Sobre a prova:

Na sexta-feira (26), a partir das 16 horas, acontece o Desfile das Delegações, com suas bandeiras. O ponto de encontro será no Quiosque três, às 15 horas. Após abertura do evento pela Fanfarra do Instituto Campb (Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga), os atletas seguem até o Quiosque quatro, para o cerimonial de apresentação das Delegações.

Ainda no dia 26, acontece o Congresso Técnico da competição. Serão apresentadas aos atletas os detalhes e orientações da Competição, além de ser servido um jantar de massas aos competidores.

BR RUA ETAPA BERTIOGA

Também acontecerá no sábado (27), no mesmo local, a BR Rua Etapa Bertioga nas distâncias 5, 10, 20, 50, 80 e 100 km. O evento é aberto para quem quiser participar. As inscrições devem ser feitas até o dia 15/07, através do link: https://www.ticketagora.com.br/e/br135-ultra-de-rua-etapa-bertioga-continental-2019-8118. Será uma oportunidade para os participantes correrem ao lado dos atletas internacionais e da seleção brasileira.

As largadas serão nos seguintes horários:

80 e 100 km: 7 horas (mesmo horário do panamericano);

50 km: 11 horas;

20 km: 17 horas;

10 km: 18 horas;

05 km: 19 horas.

A corrida de 100 km poderá ser feita solo ou em revezamento, com equipes de cinco atletas, sendo que cada um deverá correr 20 km, percorrendo quatro voltas cada um; ou em revezamento de dez atletas, correndo 10 km, duas voltas cada um.

A premiação para os primeiros colocados deve acontecer a partir das 20 horas, no Quiosque quatro. A BR Rua Etapa Bertioga é realizada pela BR 135 Ultramathon, com o apoio da Prefeitura de Bertioga.