Bertioga sedia ultramaratona inédita na América do Sul

30 de julho de 2019

Bertioga sedia ultramaratona inédita na América do Sul

Campeonato das Américas aconteceu no último sábado (27) com atletas de seis países e 17 ultramaratonistas da Confederação Brasileira de Atletismo

Bertioga foi palco do “Campeonato das Américas 2019 IAU de 100 km”, um panamericano de ultramaratona. O evento aconteceu no sábado (27), na Av. Tomé de Souza, do Centro ao Maitinga. Nosso município teve a honra de sediar um campeonato internacional de ultradistância, que aconteceu pela primeira vez na América do Sul. Este evento também foi a seletiva para o mundial de 2020, que acontecerá na Holanda.

Entre os países filiados a IAU (Associação Internacional de Ultramaratonas), o Brasil foi escolhido. Outras cidades do País como Praia Grande e Barueri também concorreram para ser a sede do evento. A Comitiva de seleção da organização passou dois dias conhecendo Bertioga, que foi escolhida pela estrutura, percurso oferecido, além da manifestação do interesse do poder Executivo e empenho da Diretoria Municipal de Esportes.

Bertioga recebeu delegações dos países: México, Argentina, Paraguai, Uruguai, além de 17 atletas da CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo). O Campeonato das Américas 2019 IAU de 100 km foi realizado pela IAU, CBAT e BR 135 Ultramathon, com o apoio da Prefeitura de Bertioga.

Confira o ranking:

Individual masculino:

1º Felipe Costa da Silva (Brasil)

2º Pedro Agustín Salas (Argentina)

3º Eduardo Silveiro Calixto (Brasil)

Individual feminino:

1º Helen Cristina Caldera Deluque (Brasil)

2º Claudia Robles (Argentina)

3º Gabriela Ramirez (México)

Equipe masculina:

1º Brasil

2º Argentina

3º México

Equipe feminina

1º Argentina

2º Brasil

3º Uruguai

BR RUA ETAPA BERTIOGA

Também aconteceu no sábado (27), no mesmo local, a BR Rua Etapa Bertioga nas distâncias 5, 10, 20, 50, 80 e 100 km. O evento foi aberto para quem quisesse participar. Foi uma oportunidade para os participantes correrem ao lado dos atletas internacionais e da seleção brasileira.

Confira a colocação por modalidade:

100 km – Geral masculino e feminino: Cleiser Alves dos Santos, Luciano Alves de Sousa e Cesar Augusto Condrati;

80 km – Geral masculino e feminino: Rodrigo Torres Garcia, Sergio Antonio Machado e Vanessa Silvano Ferreira;

50 km – Geral masculino e feminino: Anibal Marinho Guerra, Sergio Garcia e Marcelo Diniz;

20 km – Geral masculino e feminino: Guilherme Pizzo Padovese, Lourivania Nunes Ananias e Jaime Aprígio Dias;

10 km – Geral masculino e feminino: Eder Henrique da Silva, Alba Lima Alves e Daniel dos Santos;

05 km – Geral masculino e feminino: Alexandre Lima, Hugo Tamaribuchi Tomita e Ramon Nogueira Gigant.