Bertioga sobe a posição de 111ª para 60ª no ranking do Município Verde Azul

19 de fevereiro de 2016

Bertioga sobe a posição de 111ª para 60ª no ranking do Município Verde Azul

Bertioga conquistou, pela sétima vez consecutiva, a certificação Município Verde Azul, que premia anualmente as cidades paulistas, que desenvolvem atividades e projetos na área ambiental. A Cidade obteve a pontuação de 84,53 se posicionando no 60ª lugar no ranking 2015. O Município foi agraciado, também, com o prêmio Franco Montoro, por ser a primeira da Baixada Santista e bacia hidrográfica, por conta da melhor gestão ambiental entre os municípios da região.

O ranking ambiental dos municípios paulistas foi divulgado no final da tarde de quarta-feira (17), no Palácio dos Bandeirantes, na capital, pela secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias e pela coordenadora do Programa Município Verde Azul, Lie Shitara Schutzer. A cerimônia contou com a presença do prefeito Mauro Orlandini e das secretárias de Meio Ambiente de Bertioga, Marisa Roitman e sua equipe, e a de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Débora Pereira.

Para o prefeito Mauro Orlandini, receber o prêmio pela sétima vez demonstra o empenho da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que trabalhou com afinco para manter a certificação. “O prêmio é motivo de orgulho para todos nós e o resultado é a prova de um processo de mudança de atitudes, que foi enraizado em Bertioga,  que está fortalecida e preparada para lidar com todas  as questões e cumprir  todas as 10 diretivas ambientais do programa”.

Comemorando mais uma certificação, a secretária de Meio Ambiente de Bertioga avalia o resultado e ressalta que a conquista é fruto  do trabalho de uma gestão pública comprometida com as causas ambientais. “São ações que envolvem todas as secretarias municipais, pois  fazemos parte de um governo que pensa constantemente em sustentabilidade”.

­­­­­­­­­­­­­­A secretária  ainda ressalta a conquista, mais uma vez,  do troféu Franco Montoro. “Esse prêmio, significa dizer que Bertioga tem a melhor gestão ambiental entre os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. É um orgulho para todos nós”, comemora.

Entre as ações e projetos que contribuíram para que Bertioga  conquistasse pela sétima vez  a certificação estão  investimentos na área de saneamento ambiental, implantação de obras de drenagem e resíduos sólidos e proteção dos mananciais, por meio de fiscalização ostensiva, que vem garantindo a manutenção dos 98% de áreas ciliares preservadas.

Ações de  Educação Ambiental nas escolas e outras  promovidas por parceiros, além do aumento de ciclovias, da realização de inspeção veicular das frotas públicas e do controle e combate a invasões,  também contribuíram para garantir a certificação Município Verde Azul por mais um ano.

As 10 diretivas, nas quais os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas na agenda.  O ranking leva em conta ações e projetos criados pelos municípios para o setor. O material é avaliado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.