Bertioga tem celebração a São José de Anchieta e opções de lazer, compras e aventura no fim de semana

10 de junho de 2022

Quem estiver em Bertioga neste fim de semana vai poder aproveitar diversas atrações culturais e de lazer. A agenda tem feiras de artesanato, Celebração a São José de Anchieta, visita ao Forte São João, 12 opções de trilhas de ecoturismo e muito mais.

Confira a programação:

CELEBRAÇÃO DE ANCHIETA

Neste sábado (11), no Forte São João, acontece a VI Celebração a São José  de Anchieta, em homenagem aos oito anos de canonização e passagem do Santo pela região. A celebração inicia às 10 horas.

O Padre Cesar Augusto da Companhia de Jesus, responsável pela canonização de Anchieta no Brasil, fará um benção oficializando a abertura do evento. A Celebração ainda contará com uma exposição da Relíquia de Anchieta, um pedaço do fêmur esquerdo do Santo, saídas do Barco Escola “Arca do Saber” do flutuante do Município para a Ermida de Santo Antônio do Guaibê, no Guarujá.

Além disso, uma missa na Igreja São João Batista e uma procissão, que sairá da Paróquia em direção ao Canal de Bertioga para com a encenação do “Milagre do Resplendor e Música no Céu”, popularmente conhecido como “Milagre das Luzes”

O cronograma completo das atrações pode ser conferido no link: http://www.bertioga.sp.gov.br/vi-celebracao-a-sao-jose-de-anchieta-tem-programacao-repleta-de-atracoes-em-bertioga/

FEIRA DE ARTESANATO

Dia dos Namorados chegando e não sabe ainda o que dar de presente? Não deixe de conferir a Feira de Artesanato de Bertioga. Lá é possível encontrar uma infinidade de opções, que vão desde lembrancinhas da cidade a itens de decoração confeccionados por artesãos locais.

A Feira ocorre aos sábados, das 14 às 22 horas, e domingos, das 10 às 16 horas, no Espaço Cultural Praia. No local o visitante também tem a oportunidade de presenciar uma linda paisagem com vista para o mar.

ECOTURISMO — TRILHAS

Para quem ama uma aventura e esportes radicais não pode deixar de visitar Bertioga. A cidade conta com 12 trilhas que possuem paisagens paradisíacas e diferentes graus de dificuldade, além de serem um verdadeiro arquipélago natural.

Entre as opções estão as trilhas de Guaratuba, D’água, Itaguaré, Torre 47, Complexo Vale Verde, Morro do Itaguá e São Lourenço.

O acesso aos locais é restrito e, para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de monitores de turismo autorizados pela Prefeitura e Fundação Florestal.

As visitas podem ser agendadas por uma das associações:

ABECO – Associação Bertioguense de Ecoturismo – (13) 99728-9614 (Ligação e WhatsApp) / e-mail: abeco2018@gmail.com / Instagram: @abecotur

AMOLB – Associação dos Monitores Locais de Bertioga – (13) 99786-7426 / 99701-6451 (apenas WhatsApp)/ e-mail: monitores_bertioga@hotmail.com / Instagram: @monitores.bertioga

As associações também possuem outros profissionais e empresas associadas que prestam serviços de canoagem, rapel, observação de aves, dentre outros.

A relação completa das trilhas pode ser conferida no link: http://www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo

ESPAÇO DOG

Em Bertioga, os cães têm um espaço especial para brincarem e se exercitarem. O Espaço funciona de terça a domingo, das 9 às 18 horas, no Parque dos Tupiniquins.

A entrada do animal será permitida apenas se o mesmo estiver vacinado, vermifugado, com coleira, acompanhado e próximo do tutor. É proibida a entrada de cadelas no cio, o acesso de cães por cima do cercamento, levar brinquedos que estimulem confrontos entre os bichinhos e a entrada de ração, snacks e outros alimentos. É obrigatória a coleta de fezes.

EXPOSIÇÃO DO FORTE SÃO JOÃO

O Forte São João está com uma programação imperdível. Na fortaleza é possível conferir máquinas cenográficas interativas com recortes e textos antigos da cidade, jogos de pescaria sobre a cultura caiçara e de batalha naval. Além disso, o visitante ainda poderá encontrar artefatos de diferentes povos indígenas locais e pinturas a óleo.

Quem vier visitá-lo, conhecerá melhor a história de um dos maiores patrimônios históricos do Brasil. A exposição é uma realização da Prefeitura e Sesc Bertioga.

A classificação é livre. A visitação é totalmente gratuita, podendo ser feita de terça a domingo, das 9 às 18 horas. Não há necessidade de agendamento.

– Forte São João: Av. Vicente de Carvalho, s/n – Centro

– Espaço Cultural Praia: Avenida Tomé de Souza, s/n, Praia da Enseada – Centro.

– Espaço Dog – Avenida Vicente de Carvalho, s/n, Centro (dentro do Parque dos Tupiniquins).