Bertioga tem o maior índice de aprovação da Baixada no Ensino Médio

22 de agosto de 2014

Bertioga tem o maior índice de aprovação da Baixada no Ensino Médio

Um retrato do Ensino Médio entre os nove municípios da Baixada Santista, com dados do Instituto Nacional de Estudos (Inep), referentes ao Censo Escolar 2012, organizados pelo Portal Educacional QEdu, destaca Bertioga como a Cidade que tem o maior índice de aprovações - 87,0 %, nessa etapa do ensino público, na região. Números também apontam que o Município é o menor em reprovações, com 9%.

Os dados de rendimento mostram ainda que na taxa de abandonos, Bertioga ocupa a 4ª colocação entre as nove cidades pesquisadas, com 4%. Em comparação ao município de São Paulo, que tem 80,7% de aprovações, 13,9% de reprovações e 5,4% de abandonos, Bertioga também está na frente.

As estatísticas oficiais referentes aos dados de rendimento no Ensino Médio dos municípios da Região e da cidade de São Paulo, publicadas em reportagem do Jornal A Tribuna, no último domingo (17), demonstram que Bertioga está no caminho certo, promovendo ações e projetos no ensino básico que, certamente estão refletindo no futuro desses jovens.

Para o prefeito de Bertioga, que analisou os dados divulgados no jornal, tais resultados refletem a qualidade do ensino básico municipal que tem se elevado, anualmente, com o desenvolvimento de uma politica de ensino que não se restringe somente à grade curricular, permitindo aos alunos da rede outras habilidades, por exemplo, na música e nas artes, de uma maneira geral, ideia também reforçada pelo secretário de Educação d e Bertioga.

“Todas essas habilidades, contribuem, efetivamente, para um melhor entendimento do mundo atual, preparando as nossas crianças para um mundo novo, que nenhum de nós conheceu. Para ensinar o futuro é preciso ensiná-las a pensar e não apenas em conhecer”, explica o secretário, destacando que a qualidade do ensino básico, reflete no alto índice de aprovações demonstrada na pesquisa do Inep.

Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Bertioga vem investindo pesado na Educação do Município. Nesse período, ampliou a equipe de coordenação pedagógica com coordenadores de artes, educação física, educação especial, informática e educação infantil, com o objetivo de garantir a reestruturação e orientação pedagógica às escolas da rede municipal, que desde 2010 conta com um sistema de ensino apostilado, adotado pela atual Administração Municipal, da Editora Opet, que possibilitou integrar o aprendizado de toda rede, de Caiubura a Boracéia.

A iniciativa foi implantada visando padronizar o ensino e oferecer uma educação de qualidade aos mais de sete mil alunos matriculados na rede. “Com a padronização do ensino, a proposta é justamente de igualdade para todos os nossos alunos”, explica o prefeito de Bertioga.

A valorização do ensino sempre visando à qualidade do aprendizado é uma constante no Município. “Investir na criança é investir no futuro”, ressalta o prefeito, lembrando que a Prefeitura criou diversas ações para garantir o desenvolvimento pedagógico e cultural das crianças.

Mais de 30 oficinas nas áreas de cultura, música e esportes atendem cerca de sete mil crianças e jovens, gratuitamente, com fornecimento de materiais, uniformes esportivos e instrumentos musicais. O ensino da música e a prática de atividades esportivas e culturais promovem a autoconfiança, o raciocínio lógico, o equilíbrio e a concentração, fundamentais para o desenvolvimento dos indivíduos.

“Esse estudo colocando Bertioga à frente dos demais municípios da região e até da cidade de São Paulo, só vem confirmar que estamos no caminho certo. A possibilidade de frequentar cursos nas áreas de música, esporte, arte e cultura é um fator fundamental para a formação futura de nossas crianças. A música pode favorecer o desenvolvimento do caráter e ainda permite maior concentração na escola e integração com os amigos e com a família”, reforçou o prefeito.

O prefeito reforça que educação é base para o futuro, e Bertioga já teve inúmeros avanços nessa área, ao longo dos últimos cinco anos. A luta não para por aí, porque a meta do Município é intensificar o processo e alcançar patamares de qualidade inéditos na Educação.