Boracéia recebe diversas ações de saúde pública

13 de março de 2015

Boracéia recebe diversas ações de saúde pública

O bairro Boracéia vai receber uma ampla ação de saúde, promovida pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, nos próximos dias 18, 19 e 20. A ‘Ação com Prevenção’, da Diretoria de Vigilância em Saúde, vai contar com esforços da Seção de Vigilância Sanitária, da Coordenadoria de Vetores e Dengue e do Centro de Controle de Zoonoses.

Nos dias 18 e 19, acontece a Operação Cata Treco, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, na Rua Professor Geraldo Rodrigues Montemor (antiga Rua M). A ação tem como objetivo eliminar possíveis criadouros da dengue, encontrados em móveis, eletrodomésticos e utensílios deixados em quintais, acumulando água das chuvas.

Os moradores que quiserem dispor desses materiais devem deixá-los na calçada, em frente de casa, na noite anterior. O caminhão vai percorrer a rua das 9 às 15 horas. Após esse horário os materiais não devem ser dispostos, pois não serão recolhidos.

Já no dia 20, acontecem ações do Centro de Controle de Zoonoses, em parceria com a Clínica Veterinária Mundo das Patas. Serão realizadas ações de castração e vacinação antirrábica de cães e gatos e doação de animais. Os interessados em realizar o serviço de castração devem agendar previamente na Clínica, que fica na Rodovia Rio-Santos KM 192, ou no Espaço Cidadão-Boracéia, que fica na Rua José Costa, 138. As ações acontecerão a partir das 9 horas.

Nos três dias do evento, Boracéia ainda vai contar com ações de desratização setorial nas ruas e antiratização, que consiste na distribuição de folhetos sobre os perigos da leptospirose, transmitida ao ser humano pela urina do rato, bem como informações de como evitar a proliferação desses roedores.

Uma ação de educação também vai acontecer nas escolas, com a divulgação de um vídeo sobre a posse responsável de animais domésticos, como cães e gatos. Os técnicos da Seção de Vigilância Sanitária vão visitar os comércios do bairro dando informações sobre o correto armazenamento e manipulação de alimentos.