Câmeras de monitoramento auxiliam no combate a invasões

1 de agosto de 2019

Câmeras de monitoramento auxiliam no combate a invasões

Cinco construções irregulares foram derrubadas depois de serem flagradas pelos equipamentos

 

As câmeras instaladas no bairro Chácaras para monitorar invasões já começam a mostrar os resultados. Cinco construções irregulares foram derrubadas por equipes da Prefeitura recentemente, depois de serem flagradas pelos equipamentos. Um caminhão que entregaria material de construção na área, embargada pela Justiça, também foi flagrado e identificado.


O DOA (Departamento de Operações Ambientais) instalou equipamentos no alto de postes de 20 metros de altura, que têm zoom de alcance de dois quilômetros. O objetivo é conter o desmatamento irregular e evitar novas ocupações e ampliação das edificações existentes. A Secretaria de Meio Ambiente estuda ainda a instalação de mais uma câmera, na Estrada 1.


As câmeras estão instaladas na Vila do Bem e na Neim Chácara Vista Linda. Elas são interligadas ao COIBE (Centro Operacional de Imagens Bertioga), mesma central que monitora as principais vias da Cidade, por meio do sistema de monitoramento municipal.


Também para reforçar o trabalho de monitoramento, a Prefeitura conta com drone, usado para detectar áreas invadidas, comparando-as com imagens aéreas anteriores. Todo o local passou por levantamento fotográfico em alta resolução.


Por conta das ocupações irregulares, um processo judicial embargou o bairro Chácaras em 2018. Desde então, foi organizado um plano de estratégias e objetivos. Como medida preliminar foi realizada a instalação de placas informativas, implantação de barreiras físicas e os comércios da região foram orientados sobre a proibição de entrega de materiais de construção e aterro.