Campanha educativa para  motociclistas tem início em Bertioga

22 de agosto de 2014

Campanha educativa para motociclistas tem início em Bertioga

Reduzir a incidência de acidentes e mortes envolvendo motociclistas é o objetivo da campanha educativa de trânsito, que a Prefeitura de Bertioga iniciou na manhã desta quarta-feira (20). A campanha começou na Avenida Anchieta, na altura do condomínio Centerville, região central da Cidade, e foi coordenada pela Diretoria de Trânsito e Transporte do Município. Na próxima semana, a campanha será levada para avenida principal de acesso à Riviera.
Nessa primeira etapa foram distribuídas 100 cartilhas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nas quais o órgão orienta os condutores, desde a correta utilização das motocicletas, incluindo itens de segurança, como capacete, até punições para as infrações descritas no Código Nacional de Transito (CNT)
De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte, Nelson  em Bertioga, no perímetro urbano, os acidentes envolvendo motociclistas com vítimas fatais, chega a 80%. Ao abordarem os condutores, os agentes de trânsito deram orientações voltadas ao uso de equipamentos de segurança, não circular entre dois veículos e respeitar os limites de velocidade.

Ciclistas
No mês passado, a Prefeitura de Bertioga iniciou uma campanha educativa de trânsito, para conscientização do ciclista sobre importância do uso das ciclovias e ciclofaixas. A campanha começou no Centro e se estendeu até Boracéia.

Além de abordar os ciclistas que passavam pelos locais, para explicar a importância de trafegar pela ciclovia, os agentes de trânsito distribuíram folhetos dando dicas e orientações para trafegar com segurança e respeito à sinalização.

A campanha na Cidade é permanente, mas foi intensificada no mês passado, tendo em vista que a Diretoria de Trânsito observou que muitos usuários ainda não estão habituados a usar as ciclovias e ciclofaixas para trafegar, e insistem em passar pelo meio das avenidas e calçadas correndo riscos de acidentes.

A Diretoria de Trânsito está estudando uma legislação para disciplinar o uso das ciclovias. Segundo o diretor, depois que tiver a lei regulamentada, o ciclista que estiver trafegando fora da ciclovia ou ciclofaixa sofrerá penalidades e terá sua bicicleta recolhida ao pátio municipal. Atualmente, Bertioga conta com 20 km de ciclovias.

Mais informações referentes ao trânsito entrar em contato pelo telefone 3319-9200 ou pelo número 156.