Campanha educativa vai orientar sobre a importância do uso da ciclovia

13 de junho de 2016

Campanha educativa vai orientar sobre a importância do uso da ciclovia

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte, vai intensificar a campanha educativa de trânsito, que visa conscientizar o ciclista sobre a importância do uso das ciclovias e ciclofaixas. Com distribuição de panfletos, cartilhas e fixação de painéis nas travessias de maior fluxo de bicicletas e pedestres, agentes de trânsito pretendem alertar usuários, dando dicas e orientações para trafegar pela ciclovia com segurança e respeito à sinalização. A campanha deve começar em 20 dias.

O diretor de Trânsito, Jorge Demigliano explica que a campanha é permanente, mas há a necessidade de intensificar as ações, uma vez que muitos ciclistas ainda não estão habituados a usar as ciclovias e ciclofaixas para trafegar e insistem em passar pelo meio das avenidas, provocando acidentes.

“Tivemos recentemente um acidente envolvendo bicicleta e pedestre. Para o convívio entre ambos ser sadio é necessário intensificarmos as ações, com a finalidade de conscientizar o ciclista para que evite corredores e beiradas, ocupando na pista o mesmo espaço de um automóvel. Com esse trabalho vamos contribuir para aumentar a segurança e reduzir os riscos de acidentes, mas para isso precisamos da colaboração de todos”, explica o diretor.

Além das travessias, a ideia é fixar painéis em todas as 26 unidades escolares municipais e também nas estaduais e particulares, como forma de conscientizar os alunos, que são multiplicadores de informação, sobre a necessidade de se conviver em harmonia com as bicicletas e pedestres. “A bicicleta é um meio de transporte presente no nosso dia a dia e, por isso, toda a população precisa se mobilizar para que haja um bom convívio no trânsito”, diz Demigliano.

A Diretoria de Trânsito está estudando uma legislação para disciplinar o uso das ciclovias, inclusive responsabilizando, com penalidades e até com recolhimento do veículo ao pátio municipal, aqueles que não respeitarem a lei.

Em Bertioga, as ciclovias estão instaladas em trechos duplicados da Avenida Anchieta (do Centro ao Indaiá); na Avenida Anchieta, no trecho entre a Avenida 19 de Maio (Albatroz) e a Rua Rafael Costábile (Centro) e Rodovia Rio-Santos, entre os bairros Albatroz e Jardim Vicente de Carvalho. Atualmente, o Município conta com cerca de 20 km de ciclovias. A previsão é de que mais 2.200 metros sejam implantados até o final deste ano.