Carnaval atrai mais de 350 mil pessoas para Bertioga

23 de fevereiro de 2015

Carnaval atrai mais de 350 mil pessoas para Bertioga

Mais de 350 mil pessoas estiveram em Bertioga prestigiando o carnaval, que teve atrações para todos os gostos e idades. O número de visitantes baseia-se na coleta de lixo realizada durante os quatro dias de folia de Momo. De acordo com dados da Secretaria de Serviços Urbanos, o Município recolheu, no período, 693 toneladas de lixo. Com base na média nacional de produção de lixo domiciliar, que é de um quilo por pessoa, é possível estimar a quantidade de pessoas que passaram o carnaval na Cidade.

“Agradecemos a todos os envolvidos nessa festa popular. Porém, quem mais contribuiu foi o povo festivo e tranquilo. Tivermos um carnaval seguro, que possibilitou a participação de toda a família. Não registramos nenhuma ocorrência de grande relevância e todos puderam brincar com tranquilidade, graças à ação da Prefeitura, que foi realizada com planejamento”, comemora o prefeito que acompanhou todos os blocos de rua e visitou todas as tendas montadas na Cidade.

Uma média de 60 mil pessoas passou pelas tendas e acompanhou os blocos de rua durante os dias de folia. Nem mesmo a chuva que caiu durante o desfile de alguns blocos desmotivou o clima de festa, alegria e descontração.

Nas ruas, de sexta a terça-feira, os blocos das Vagabundas, Num Impurra Qué Pió, Bisnetos de Cacique, Banda da Costa e da Ressaca garantiram a folia, arrastando milhares pela Avenida Thomé de Souza, na orla da Praia da Enseada. Em São Lourenço, a animação ficou por conta do tradicional bloco da Solotéia e do Bloco da Véia, que saiu pela primeira vez.

O reinado de Momo começou na sexta-feira, seguindo a tradição, no Jardim Vicente de Carvalho, com a entrega simbólica da chave da Cidade pelo prefeito de Bertioga ao Rei Momo. A alegria foi completada pelos foliões, que acompanhavam o Bloco Bisnetos de Cacique, que nasceu naquele bairro e que todos os anos abre o Carnaval de Bertioga.

A folia também invadiu os bairros – do Centro à Boraceia, onde milhares de foliões acompanharam os bailes nas tendas montadas na Praça de Eventos (Centro), que reuniu nos dias de folia 40 mil pessoas; na Praça da Primavera (Rio da Praia) no carnaval de Pierrô e Colombina, que recebeu quatro mil foliões; e Boracéia, com o Carnaeletrônico (na faixa de areia), que atraiu cerca de 20 mil pessoas; além de trios elétricos nas ruas do Jardim Indaiá e São Lourenço.

O secretário de Turismo, Esporte e Cultura,  está comemorando “Realizamos um carnaval família, com atrações para todas as idades, oferecendo aos nossos munícipes e turistas, um bom atendimento e segurança, fatores fundamentais para o sucesso do carnaval”.

Segurança
O carnaval deste ano foi mais tranquilo do que em 2014, segundo informa o secretário de Segurança e Cidadania, Eduardo Silveira Bello, que ressalta que os dias de folia no Município transcorreram em clima de extrema segurança.

A segurança foi garantida nos locais de desfiles e bailes pelas polícias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e Diretoria de Trânsito. A atuação dos policiais e guardas municipais, inclusive os temporários, foi da melhor qualidade, segundo o secretário. “O empenho de todos contribuiu para um carnaval seguro”, ressaltou lembrando que a 3ª Cia da Polícia Militar de Bertioga foi eleita pela sua atuação, a 8ª melhor do Estado entre os municípios com população acima de 20 mil habitantes.