Carnaval Pé n’areia tem folia em todos os bairros

21 de janeiro de 2015

Carnaval Pé n’areia tem folia em todos os bairros

Os foliões que gostam de curtir o Carnaval em Bertioga já podem se preparar. A Prefeitura de Bertioga divulgou a programação do tradicional ‘Carnaval Pé n’areia’. Serão cinco dias de folia, de sexta (13) a terça-feira (17), com animação em todos os bairros da Cidade.

A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura elaborou uma extensa programação que, além de atender todos os bairros, vai agradar a toda a família, com blocos, marchinhas e o Carnaeletrônico. “Essa é foi uma determinação do prefeito Mauro Orlandini: uma programação para agregar a família e toda a comunidade”, explicou o secretário Luiz Carlos Pacífico Júnior.

A abertura da folia acontece na sexta-feira (13), com a entrega simbólica da chave da Cidade pelo prefeito Orlandini, à Corte de Momo. Como em todos os anos, a abertura do Carnaval ficará por conta do tradicional bloco Bisnetos de Cacique. A concentração tem início às 18 horas, na Rua Engenheiro José Sanches Ferrari, no bairro Jardim Vicente de Carvalho, e tem o acompanhamento da bateria do bloco.

Blocos
O desfile dos blocos também vai animar os cinco dias da folia. A concentração acontece sempre a partir das 17 horas, na Avenida Thomé de Souza, em frente à Pista de Skate, na Praia da Enseada e os blocos seguem pela via até a tenda montada na Praça de Eventos. No local, a animação continua, a partir das 22 horas, com bandas, com uma programação musical que contempla sambas-enredos e as tradicionais marchinhas.

Na sexta-feira (13), a animação fica por conta do divertido ‘Bloco das Vagabundas’, que tem como principal atração os homens vestidos de mulher. No sábado (14), o bloco Num Impurra Qué Pió’ vai comandar a folia.

No domingo (15), outro tradicional bloco de Bertioga vai arrastar multidões: o ‘Bisnetos de Cacique. Na segunda (16), a ‘Banda da Costa’ faz seu Carnaval Solidário, onde cada folião colabora com um quilo de alimento não perecível. E no bairro São Lourenço, o ‘Bloco da Solotéia’ vai fazer a diversão no bairro São Lourenço, com concentração em frente à Padaria São Lourenço, a partir das 18 horas. Fechando o Carnaval ‘Pé n’areia’, o ‘Bloco da Ressaca’, formado principalmente por comerciantes da Cidade, sai pela avenida.

Todos os desfiles dos blocos serão acompanhados pelos bonecos gigantes de São Luiz do Paraitinga. Serão cinco bonecos, com estrutura em madeira, corpo de tecido tipo chita e os cabeções que circularão entre os foliões.

Matinê

E tem Carnaval para a criançada também. Na arena que será montada na Praça de Eventos, acontecem duas seções de matinê, no sábado (14) e no domingo (15), das 17 às 20 horas, com marchinhas e uma programação musical especial para as crianças. No local ainda acontece o Concurso de Fantasia, que vai dar prêmios para a melhor fantasia.

Rio da Praia

No bairro Rio da Praia, de sábado (14) a terça-feira (17), a folia acontece na Praça Primavera. A Prefeitura de Bertioga, em parceria com o Sesc, vai levar o Carnaval de Colombina e Pierrô, com bandas que vão executar as famosas marchinhas e outras músicas como 'Ó Abre Alas', 'As Águas Vão Rolar', 'Cachaça', 'Cabeleira do Zezé', 'Allah-la Ô', 'Cidade Maravilhosa'. O local vai contar com toda a infraestrutura de palco, tenda e banheiros.

Indaiá

A Prefeitura de Bertioga disponibilizou um trio elétrico que vai percorrer as praias do Indaiá até o Centro de sábado a terça-feira, das 9 às 16 horas, com muita animação e distribuição de brindes para os foliões.

Boracéia e Guaratuba

O ‘Carnaeletrônico’ será a atração para quem estiver em Boracéia e Guaratuba. Um palco será montado na praia de Boracéia, em frente ao Supermercado Krill, com um DJ, com o melhor da música brasileira e batidas eletrônicas, sempre a partir das 17 horas.

Segurança

A Prefeitura de Bertioga vai garantir além de muita diversão também tranquilidade para os foliões. A Operação Verão, que conta com reforço de policiais civis e militares, além do maior efetivo da Guarda Civil Municipal, vai garantir a segurança.

A Secretaria de Segurança e Cidadania, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte, vai disponibilizar todo seu efetivo de agentes para interdição das ruas e orientação para os motoristas que circularem pelas vias próximas ao desfile dos blocos. Eles ainda vão atuar para liberar as ruas para circulação o mais rápido possível. A Secretaria de Serviços Urbanos vai garantir a limpeza das vias também logo após os desfiles.