Cartão Cidadão vai agilizar planejamento de políticas públicas

19 de dezembro de 2014

Cartão Cidadão vai agilizar planejamento de políticas públicas

O Prefeito de Bertioga acaba de instituir no Município o Cartão Cidadão, com a principal finalidade de permitir o planejamento das políticas públicas, possibilitando agilidade no atendimento ao cidadão. A base principal da iniciativa do Executivo é agilizar a prestação de serviços, centralizando todas as informações em única base de dados.

A implantação do Cartão Cidadão, instituído no âmbito das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda; Educação e de Saúde, sob a coordenação da Secretaria de Governo e gestão, permitirá identificar os cidadãos que utilizam os serviços públicos prestados pelas referidas secretarias.

Conforme explica o secretário de Administração e Finanças,  a iniciativa é uma rede de proteção, que vai possibilitar a prevenção da vulnerabilidade, com a realização de um monitoramento mais eficaz dos serviços prestados ao cidadão, que vai propiciar o atendimento personalizado e integral de cada pessoa que possua relacionamento com as entidades da Administração Pública Municipal.

“Com esse monitoramento será possível saber sobre o calendário de vacinas da criança, a adesão das gestantes ao pré-natal, a frequência escolar, e se as condicionalidades do Bolsa Família estão sendo cumpridas pelo cadastrado. São informações gerenciadas, que possibilitarão ao governo um planejamento mais eficiente para a elaboração das políticas públicas voltadas ao cidadão”, explica o secretário.

A iniciativa do Executivo trará mais ganho na gestão dos serviços prestados, buscando a economia dos recursos públicos e a eficiência no atendimento, que terá mais qualidade e rapidez

Cadastramento
O cadastramento do Cartão Cidadão poderá ser feito nas unidades do Espaço Cidadão – Centro (Avenida Anchieta, 392) e de Boracéia (Rua José Costa, 138). No ato do cadastramento devem ser apresentados os seguintes documentos:RG (carteira de identidade) e CPF, todos com foto atualizada; comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone fixo) e Cartão SUS. As unidades do Espaço Cidadão funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.