Casa de Passagem realiza trabalho social com pessoas em situação de rua

19 de janeiro de 2015

Casa de Passagem realiza trabalho social com pessoas em situação de rua

Acolher, ouvir, ajudar e orientar são as missões principais dos técnicos do Albergue Municipal- Casa de Passagem Renascer. Todos os moradores de rua que, abordados, aceitarem ajuda dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, são encaminhados a Casa, onde recebem toda a atenção dos cuidadores sociais, que estão preparados para acolhê-los, fornecendo materiais de higiene pessoal, banho, roupas limpas, alimentação de qualidade e um local digno para pernoitar.

Com capacidade para atender 20 pessoas em situação de rua, a Casa de Passagem Renascer, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, funciona 24 horas, de segunda a sexta-feira. Só no ano de 2014, passaram pelo local cerca de 600 homens e 41 mulheres - um total de 641 pessoas. Dessas, 149 foram apenas no mês de dezembro, sendo que 40 delas já retornaram para sua cidade de origem e nove foram encaminhadas para o mercado de trabalho.

A Casa não tem pernoite para mulheres, sendo esta uma das principais metas para 2015. Porém, elas acabam sendo atendidas durante o dia, onde são disponibilizados materiais para higiene, roupas limpas e alimento.

Conforme explica o secretário da pasta, diariamente, uma equipe da secretaria realiza abordagens, para convencer as pessoas, que se encontram em situação de rua, a voltarem para suas casas ou ir até o Albergue, para serem acolhidas.

A equipe é composta por um assistente social e dois técnicos de nível médio. Durante a abordagem, o técnico estabelece um vínculo de confiança, possibilitando o encaminhamento até a Casa de Passagem, onde é possível fazer o atendimento e ouvir a história de vida de cada um, sendo aí possível identificar sua origem e os problemas que os levaram às ruas.
“Se o individuo apresentar interesse em voltar para sua cidade de origem, o técnico, de posse dos dados, faz contato com a família e o encaminha, disponibilizando veículos da própria secretaria ou passagem de ônibus, acertando para que a família o receba”, explica o secretário.

Na maioria dos casos, a pessoa não tem documento, o que dificulta o trabalho. O secretário lembra que a assistente social liga para um órgão responsável da cidade de origem e faz o trabalho de identificação. “O período de hospedagem na Casa de Passagem é de três a cinco dias, dependendo da necessidade”, afirma o secretário.

Ao chegar a Casa, o individuo recebe um kit com sabonete, pasta de dente, um aparelho descartável para barbear, desodorante, toalha e roupas limpas. “Separamos duas alas com dormitórios, sendo uma para pessoas que necessitam de acompanhamento médico e outra para aquelas que são abordadas na rua e encaminhadas voluntariamente para o equipamento”, explica a chefe de Setor da Casa de Passagem Renascer, Silvia Carrijo.

Para manter a Casa, a secretaria dispõe de parceria com a Secretaria de Saúde, que oferece serviços como os da Vigilância Epidemiológica, com testes de Hepatite B, C e exames de BK (escarro).

Serviços
Entre os serviços oferecidos pela Casa de Passagem está à higienização, alimentação, encaminhamento para as redes de serviços, orientação para o mercado de trabalho, oficinas de capacitação e busca da cidade de origem e familiares dos indivíduos.

Atualmente, é realizada uma oficina de confecção de pulseiras de macramê. A oficina acontece todos os dias, das 9 às 12 horas. Para este ano, a Casa de Passagem estará preparada para desenvolver algumas outras oficinas, no período diurno, direcionadas a este público, ofertando, além de um local digno para passarem o dia, novos conhecimentos, objetivando a inserção desses no mercado de trabalho da Cidade.

Diariamente, a partir das 17 horas, a Casa de Passagem é aberta para acolhimento de 13 pessoas que necessitam do pernoite. No ato, é feito um cadastro onde é detectado o local de origem dessas pessoas e suas necessidades. Se ela for do Município, conforme explica Silvia, é encaminhada para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde recebe todo o atendimento necessário.

Doação
A população pode colaborar realizando a doação de roupas masculinas, como bermudas, calças, camisetas e roupas intimas. As doações devem ser encaminhadas ao Albergue Municipal – Casa de Passagem Renascer, que fica na Rua Ayrton Senna da Silva, 1108, no Centro (antigo Parque Estoríl). O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com plantonista todas as noites, feriados e finais de semana. Mais informações pelo telefone (13) 3319- 9100.