Ações de prevenção diminuem chamados da Defesa Civil

29 de janeiro de 2015

Ações de prevenção diminuem chamados da Defesa Civil

Os serviços realizados pela Secretaria de Serviços Urbanos estão gerando resultados positivos para o Município. Prova disso, são os atendimentos da Defesa Civil que estão diminuindo, por conta dos serviços de limpeza de valas, abertura de canais de drenagem, nivelamento de ruas, roçada e raspagem das guias, efetivados pelo órgão.

Segundo levantamento realizado pelo diretor da Defesa Civil, entre os dias 21 e 23 deste mês de janeiro, por conta das fortes chuvas, que atingiram o Município, o pluviômetro registrou 186 milímetros e a Defesa Civil recebeu apenas seis chamados. “Houve redução dos chamados, comparando o mesmo período do ano passado, quando no mês inteiro choveu 350 milímetros e recebemos 46 chamados”, comentou.

Para o diretor, essa redução ocorreu por conta da atuação da Secretaria de Serviços Urbanos, que no ano de 2014 realizou uma extensa programação com serviços preventivos de limpeza, podas de árvores e abertura de canais na Cidade. “Essa parceria é muito boa e vem gerando resultados positivos para a população, que não está mais chamando a Defesa Civil por conta de alagamentos e enchentes”, ressalta Aguiar.

Novos pluviômetros
A Defesa Civil do Município tem agora uma importante ferramenta para medir as chuvas da Cidade. Trata-se da conquista, junto ao Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), de três pluviômetros semiautomáticos.

Os equipamentos foram espalhados por regiões estratégicas do Município, Centro, Vista Linda e Guaratuba. Com esta conquista, agora o órgão pode avaliar com mais precisão a quantidade de chuvas registradas em Bertioga. “Essa ferramenta é muito boa. O melhor de tudo é que podemos acompanhar por meio da internet e, assim, ficarmos a postos caso algum bairro necessite de maior atenção da Defesa Civil”, afirma o diretor.