Cidade ganhará mais cursos de qualificação em 2015

13 de novembro de 2014

Cidade ganhará mais cursos de qualificação em 2015

Mão de obra qualificada com conhecimento técnico é uma das mais escassas no mercado de trabalho. Por isso, investir em educação é a melhor escolha a curto e longo prazo para quem quer garantir um bom emprego. Pensando assim, é que a Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Trabalho e Renda, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, está se empenhando em trazer novos cursos para Bertioga a partir de 2015.

A proposta é continuar firmando parcerias com o Via Rápida Emprego, do governo estadual, por meio do Sest/Senat; com o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEC); com o Instituto de Educação e Tecnologia Vale do Ribeira (Invar), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entre outras instituições educacionais, a fim de capacitar mais pessoas e gerar novas oportunidades de trabalho para a população.

Para tanto, a Diretoria de Trabalho e Renda elaborou o Plano de Trabalho da Comissão Municipal de Emprego (CME) para 2015, após uma pesquisa interna, junto a munícipes, a fim de conhecer as melhores opções de cursos. “Nosso intuito, com esse trabalho, é trazer para a Cidade outras possibilidade de profissões que venham a ser desenvolvidas com atividades contemporâneas, gerando trabalho e renda, que é o nosso objetivo”, ressalta o diretor de Trabalho e Renda da Prefeitura.

Entre os 24 cursos solicitados para o próximo ano estão os de Agente de Turismo, Almoxarife, Atendimento e Recepção em Hotelaria, Corte e Modelagem de Cabelos, Cozinheiro Geral, Cuidador de Idosos, Eletricista de Veículos Automotores, Frentista/Abastecedor, Laminador e Pintor de Embarcações em Fibra de Vidro, Manicure e Pedicuro, Maquiagem, Marcenaria, Soldador, Zelador e Tapeçaria.

“Estamos lutando por cursos que atendam a demanda do Município. Não adianta qualificar, por exemplo, um químico industrial, se não temos indústrias aqui na Cidade. Temos que trabalhar com a realidade do Município”, adverte o diretor.

Neste ano, em sete meses, Bertioga capacitou 292 pessoas em cursos desenvolvidos nas unidades do Espaço Cidadão-Centro e Boracéia, que recebeu pela primeira vez o Curso de garçom e garçonete, que formou 32 alunos. Na unidade do Centro foram oferecidos cursos de Imagem Pessoal – Cabeleireiro e Manicure; Logística Básica e Arrumador e Conferência de Carga (ambos com duas turmas), além de Porteiro e Almoxarife, que estão sendo ministrados, com formatura prevista para dezembro.

De acordo com o diretor, Bertioga tem interesse e participa ativamente dos cursos oferecidos. “A supervisão do Sest/Senat nos informou que de todos os municípios da região da Baixada Santista, a Cidade é que tem o menor índice de evasão dos cursos do Via Rápida Emprego. Isso é muito gratificante pra gente e abre oportunidade para que mais cursos sejam disponibilizados para Bertioga. O que o nosso prefeito quer e nós também é dar chance para os nossos jovens, a fim de que eles permaneçam na Cidade, gerando renda para suas famílias e para o Município”.

As inscrições para os cursos de qualificação pelo programa Via Rápida, por exemplo, são permanentes. O interessado pode se cadastrar a qualquer momento, indicando uma área que tenha interesse. Diante da demanda, a Prefeitura de Bertioga solicita a disponibilização dos cursos para a Cidade. Para inscrição é necessário acessar o site www.viarapida.sp.gov.br. No momento da inscrição devem ser informados os números do RG e CPF. A idade mínima exigida para todos os cursos é de 16 anos.