Especial 25 anos - Cidade tem maior valorização imobiliária no Brasil

18 de maio de 2016

Especial 25 anos - Cidade tem maior valorização imobiliária no Brasil

Bertioga se destacou por dois anos consecutivos, 2013 e 2014, como uma das praias com maior valorização imobiliária, entre as 100 principais cidades pesquisadas em todo o Brasil. O Município foi destaque na revista Exame, da Editora Abril, que publicou pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com a análise do mercado imobiliário.

Essas 100 cidades respondem por 37% da população brasileira e representam 54% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Somente no estado de São Paulo foram avaliadas 32 cidades e Bertioga teve a maior valorização no preço do metro quadrado de imóveis novos no ano de 2014.

Para o prefeito Mauro Orlandini, esse é o reflexo dos investimentos públicos em infraestrutura e mobilidade urbana, como a reurbanização da orla da praia e a duplicação da Avenida Anchieta. “A tendência é de que essa valorização imobiliária se mantenha pelos próximos anos. Estamos realizando investimentos em pavimentação em diversas localidades, o que também reflete na valorização dos imóveis”.

O secretário de Obras e Habitação, Ideval Gorgônio Primo, o Miranda, também destaca outro investimento do governo municipal que reflete na valorização imobiliária: a obra de implantação das avenidas Marginal Norte e Sul, da SP-55 (Rodovia Rio-Santos), no bairro Vista Linda, que está concluída. “Trata-se de um complexo viário que vai facilitar a circulação de veículos e pedestres pelo local e é uma das principais reivindicações da comunidade, por conta da segurança”, comentou o secretário, que reforçou: “com esses investimentos, garantimos também a valorização imobiliária da Cidade”.

Segundo o secretário, as obras de pavimentação contam também com a drenagem, que evita alagamentos em períodos chuvosos e a execução de calçadas, com arborização urbana. “Isso é planejamento e embelezamento, o que também significa valorização imobiliária”.