Comeb realiza ‘2º Pedágio Bem-Vindo ao Meu Mundo’

27 de março de 2015

Comeb realiza ‘2º Pedágio Bem-Vindo ao Meu Mundo’

A Comissão de Mães com Crianças Especiais de Bertioga (Comeb) está preparando uma programação para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 02 de abril. Este será o ‘2º Pedágio Bem-Vindo ao Meu Mundo’, que este ano foi ampliado.

Na quarta-feira (01), acontece a palestra com o tema ‘Inclusão e como viver com este assunto no dia a dia’, com o profissional Wallace Marcelo Pires. O encontro será das 9 às 13 horas, na sede do Lions Clube, que fica na Avenida 19 de Maio, 338, Albatroz.

Já na quinta-feira (02), acontece o pedágio, das 10 às 15 horas, na Praça dos Emancipadores (em frente ao Supermercado Krill). Serão distribuídos adesivos, botons e panfletos com informações sobre o autismo. A expectativa da presidente da Comeb, Shirley Nagai, é atingir mais de mil pessoas durante o pedágio.

Encerrando as comemorações pelo Dia Mundial do Autismo, o cantor Luiz Moreaux vai realizar show, das 18 às 21 horas, no jardim da Avenida Vicente de Carvalho, em frente ao Píer Licurgo Mazzoni, no Centro.

Autismo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento, que aparece nos três primeiros anos de vida. Afeta o desenvolvimento normal do cérebro relacionado às habilidades sociais e de comunicação, e acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas.

Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos. Entre os sinais apresentados, está à ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental.

Além disso, o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão. Apresenta domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.