Comemoração ao Dia de São Pedro acontece dia 03

20 de junho de 2016

Comemoração ao Dia de São Pedro acontece dia 03

O Dia de São Pedro Pescador (celebrado oficialmente no próximo dia 29) será comemorado com uma grande festa em Bertioga dia 03 de julho. As festividades terão início às 15 horas, com a bênção dos anzóis, na área de contemplação, localizada no passeio publico em frente ao Píer Turístico Licurgo Mazzoni. A celebração é organizada pela Paróquia São João Batista, em parceria com a Colônia de Pescadores Z-23 e com o apoio da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura.

Em seguida à bênção dos anzóis, terá início a procissão marítima, que contará com a participação de embarcações de pescadores artesanais e dos praticantes do turismo náutico, que frequentam as marinas do Município. Neste ano, a procissão sairá do flutuante municipal recém-inaugurado no espaço onde funcionavam as balsas que fazem a travessia Bertioga-Guarujá – ao lado do Mercado Municipal de Peixes (Avenida Vicente de Carvalho/Centro).

A celebração será conduzida pelo padre José Pez, da Paróquia São João Batista, com a presença de fiéis, autoridades municipais e sociedade local. Ao término da celebração, acontecerá uma procissão com os fiéis, rumo à Paróquia São João Batista, situada na Rua Júlio Prestes, 69 (Centro), onde às 19h30 horas acontecerá a missa em homenagem a São Pedro, encerrando oficialmente as comemorações ao Santo protetor dos pescadores.

São Pedro

São Pedro, o Apóstolo e pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída à responsabilidade de fazer chover.