Confira a programação cultural de Bertioga para o feriadão do 1º de Maio

25 de abril de 2018

Confira a programação cultural de Bertioga para o feriadão do 1º de Maio

“Sarau Arte Buriki”

Sexta (27), às 20 horas. A ideia é promover o encontro de pessoas que queiram declamar uma poesia, tocar algum instrumento, cantar ou exibir qualquer ação artística. O projeto é uma iniciativa de um grupo de artistas da Cidade, gratuito e no qual todos podem participar. Ele ocorre na Casa da Cultura, com entrada gratuita.


“Um Solo para Três Palhaços”

Sábado (28), às 15 horas. O Ginásio da EM Boracéia recebe apresentação teatral “Um Solo para Três Palhaços”, da companhia Tramp de Palhaços. O evento é parte do Circuito Cultural Paulista.

Em cena, três primos que não se veem há muito tempo se reencontram após a morte do avô. Na casa, eles redescobrem os objetos e histórias deixados por este velho palhaço e também suas raízes.

A Cia Tramp de Palhaços foi criada em 2015, pelos artistas Fernando Rosa, Luan Silva e Paulo Freitas, com o objetivo de estudar e experimentar a linguagem do palhaço sob a orientação do diretor Claudio de Albuquerque.

O Ginásio fica na Avenida Tenente Afio Pecoraro Junior, no bairro Boracéia. A entrada é gratuita e a apresentação é livre para todos os públicos.

“Cordas da Cultura”

Sábado (28), às 20 horas. A Casa da Cultura terá ensaio aberto do projeto “Cordas da Cultura”. É um grupo de jovens que ensaia no local e o repertório faz alusão ao universo dos adolescentes, com músicas temas de filmes e games. O grupo toca instrumentos de cordas (violino e cello), sopro, percussão e voz, além de violões.
Ele é regido pelo professor de violão erudito clássico Brayan Aleksander Bunevich, que leciona na EE Archimedes Bava as matérias Harmonia e Violão Erudito desde 2012, realizando diversas apresentações desde então.
O grupo é formado por Adrian Bokermann, Allan Pereira, Alysson Kayky , Edgar Sanchez, Gustavo Dias, Henrique Morgan, Kauan Pires, Naomy Carvalho, Nathalia Mazza e Sabrina Batista.
“Mais Arte na Cidade”
Sábado (28), das 16 às 21 horas. O Quiosque 2 da Orla da Praia da Enseada traz a estreia do projeto “Mais Arte na Cidade”, com diversas apresentações artísticas, entre elas, dança, contação de história e apresentações de curtas-metragens do “Cineclube Buriquioca”.

Segundo uma das idealizadoras do projeto, professora Dayse Camargo, a intenção é criar um movimento para transformar o local em um espaço multiuso de arte e cultura. A exibição dos curtas também é um ensaio para o “1º Curta Bertioga” (festival de curtas-metragens que deve ser realizado em setembro e outubro).

“Teatrada”

Domingo (29), às 11 horas. A Casa da Cultura recebe o espetáculo “Cordel Fabuloso”, do Grupo Careta, no projeto “Teatrada”. A atração é uma parceria da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e Sesc Bertioga. O evento é gratuito.

Apresentado com estrutura de cordel, conta a história de Cora e Nina, duas garotas que precisam transportar um baú repleto de contos. No caminho, percebem que já não suportam tamanho peso e decidem dividir algumas das fábulas com a plateia, a fim de facilitar o transporte da bagagem. Baseado nas fábulas de Esopo, o espetáculo conta com música ao vivo.

A Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro, próxima ao Parque dos Tupiniquins e Forte São João.

“Prisão Contemporânea”

Domingo (29). A Cidade terá duas apresentações do espetáculo “Prisão Contemporânea”. A primeira acontece às 15 horas, na Associação do Caiubura; e a segunda, às 19 horas, na Casa da Cultura. A entrada é gratuita.

O espetáculo do grupo Coletivo Encontro Em Movimento é baseado no poema “Escravidão Contemporânea”, de Carla Pozo. Através da escrita corporal e vivência de três mulheres, traz a discussão acerca das amarras que nos cercam na vida cotidiana. São abordados temas como tempo, excessos, consumismo, relacionamentos e angústias que ganham forma com três intérpretes mulheres no palco e também trazem para a cena suas próprias prisões. O público dialoga diretamente com a obra e as intérpretes, através das rodas de conversa ao final de cada apresentação.

A Associação dos Moradores do Bairro Caiubura fica na Rodovia Rio Santos, na altura do km 234. Já a Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 62.

“Projeto Harmonia”

Domingo (29), às 19 horas. O Projeto Harmonia acontece no Quiosque 2, na Praia da Enseada (Centro). A dança de salão, sempre sob a animação de um músico, agita os presentes, das 19 horas às 23h30. Quem se apresenta é a Banda Versátil. O projeto conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, que cede o espaço para a realização do evento.

“Feiras”

A Feira de Artesanato e Orgânicos da Casa da Cultura funciona no sábado das 16 às 22 horas; e no domingo, das 10 às 16 horas. São diversos artesãos da Cidade expondo seus produtos. Um ótimo local para comprar uma lembrancinha de Bertioga.