Conquista de 1.500 unidades habitacionais é um marco para Bertioga

28 de abril de 2016

Conquista de 1.500 unidades habitacionais é um marco para Bertioga

A conquista da edificação das 1.500 unidades habitacionais no bairro Jardim Raphael, cujo alvará de construção foi entregue na terça-feira (26) pelo prefeito Mauro Orlandini, para os representantes das entidades parceiras, é um marco para Bertioga. A a princípio, a Cidade receberia somente 300 unidades pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Um amplo trabalho de planejamento da Prefeitura de Bertioga, que envolveu desde o cadastramento das famílias, até a disponibilização de equipamentos públicos no entorno do empreendimento, possibilitou essa conquista. O empreendimento será construído na altura do km 218, da SP-55 (Rodovia Rio-Santos), no bairro Jardim Raphael.

Os técnicos da Prefeitura apresentaram como justificativa para que o Município recebesse as unidades, os dados contidos no Plano Local de Habitação de Interesse Social (PHLIS), realizado em 2010, e também o alto índice de crescimento populacional da Cidade. De acordo com o IBGE, entre 2000 e 2010, Bertioga cresceu 58,4%, enquanto a média na Baixada Santista foi de 12,6% e de São Paulo, 11,6%. Diante desse crescimento, a questão habitacional de caráter social é fundamental para o desenvolvimento organizado do Município.

Outro motivo que favoreceu a aprovação do projeto é o fato da região já contar com equipamentos públicos existentes e outros em fase de construção capazes de absorver a demanda que será criada com a ocupação das unidades. Nas proximidades existem sete unidades escolares públicas, entre escolas municipais, estaduais e Núcleos de Educação Infantil (Neims).

Além disso, está em fase de conclusão a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a região já conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A localidade também é atendida por três linhas de transporte coletivo e conta com coleta de lixo diária.

Outra melhoria é a implantação da Rodoviária Municipal e do Terminal de Transbordo para passageiros na Vista Linda, que estão concluídas e aguardam abertura de licitação para operação. Esses equipamentos, juntamente com a implantação das avenidas marginais Norte e Sul da Rodovia Rio-Santos, já permitem melhor mobilidade urbana com qualidade e segurança para pedestres e motoristas.

Mais recentemente foi aprovada a construção, na área onde existia a Vila Militar, do Centro Comunitário de Esporte e Lazer no Bairro Chácaras, que vai contar com equipamentos de esporte, bem como uma UBS e um Centro de Referência e Assistência Social (Cras). O projeto não tem custo para o Município e faz parte de um termo de compensação garantido por meio de acordo judicial entre a Prefeitura de Bertioga, o Ministério Público e os empreendedores da Riviera de São Lourenço. A obra é de responsabilidade dos empreendedores e a previsão de conclusão é de 18 meses.

Apartamentos

O empreendimento é composto por 75 blocos de edifícios com cinco pavimentos. Serão cinco condomínios, com 15 blocos em cada um, que receberão o nome de plantas nativas da região como Flamboyant, Resedá, Quaresmeira, Ganandi e Claraíba.

Os apartamentos terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os condomínios ainda vão contar com vagas de estacionamento privativas e para visitantes, área comum com salão de festas e playground.

A obra será viabilizada por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, que disponibilizou uma verba de R$ 114 milhões. Outros R$ 30 milhões são provenientes do programa Casa Paulista, do Governo do Estado, totalizando R$ 144 milhões em investimentos.