Convênio autoriza utilização de trilhas na área do Perb

4 de junho de 2014

Convênio autoriza utilização de trilhas na área do Perb

As cinco trilhas ecológicas, localizadas no Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb), estão prestes a serem abertas para utilização. Isto porque o termo de convênio entre a Prefeitura de Bertioga e a Fundação Florestal (FF), órgão do Governo do Estado responsável pela administração do Parque, será assinado nesta sexta-feira (06), às 9h30, durante reunião ordinária do Conselho do Perb, que acontece na Casa da Cultura (Avenida Tomé de Souza, 130 – Centro).

A assinatura faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, que acontece de 02 a 07 deste mês. Para o prefeito de Bertioga, as trilhas são um importante produto do turismo da Cidade. “As trilhas são atrativos e, com a assinatura do documento, o uso será sustentável”.
O documento autoriza a utilização das trilhas, mediante o Plano Emergencial de Uso Público, já aprovado pelo Conselho. A Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), realizou toda a descrição das trilhas, com medição da extensão, grau de dificuldade, georeferenciamento e capacidade de utilização.
O objetivo do acordo é realizar a gestão de atividades das trilhas, promovendo a segurança dos visitantes e a qualidade da visitação pelo adequado aproveitamento do potencial ecoturístico e o mínimo impacto ambiental, responsabilizando ambas as partes para o planejamento, fiscalização e gestão da trilhas. A responsabilidade pelo planejamento, fiscalização e gestão das trilhas será compartilhada entre a Prefeitura de Bertioga e a Fundação Florestal.
São cinco as trilhas que fazem parte do Plano: trilha de Itaguaré, com 1.140 metros de extensão, com tempo médio de percurso de uma hora (ida e volta); trilha de Itaguaré 2, com 220 metros de extensão e 15 minutos de percurso; Captação de Água do Guaratuba, com 4.140 metros de extensão e percurso de 6 horas; trilha D´água Sesc, com 2.700 metros; e Bracaiá, com três mil metros, com percurso de cinco horas.
Para utilizar as trilhas, será necessário contratar um monitor ambiental integrante da Associação dos Monitores de Bertioga, que são qualificados para orientar o passeio de forma segura. A utilização das trilhas será gratuita, o único desembolso necessário será pelo trabalho dos monitores. Os interessados também podem fazer o passeio por meio das agências de turismo da Cidade.
Bertioga conta com pelo menos outras 10 trilhas, a maioria delas em área do Perb ou do Parque Estadual da Serra do Mar (Pesm). A exploração das demais trilhas depende ainda da aprovação do Plano de Manejo do Perb, que ainda está em elaboração pela Fundação Florestal.