Convênios do ‘Destinação Criança’ beneficiam entidades de Bertioga

3 de junho de 2015

Convênios do ‘Destinação Criança’ beneficiam entidades de Bertioga

Cumprindo o compromisso assumido no ano passado, o prefeito de Bertioga, mais do que dobrou o repasse da municipalidade para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente (FMDCA), recebido por meio da Campanha Destinação Criança do exercício de 2015. Durante a Campanha, as empresas destinaram um montante de R$ 145 mil e a Prefeitura realizou um aporte de mais R$ 155 mil, totalizando R$ 300 mil, o que permitiu aumentar os repasses para as entidades que realizam projetos sociais no Município.

A assinatura dos termos de convênio entre o Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Bertioga (CMDCA) e a Prefeitura de Bertioga, por meio do FMDCA, acontece no próximo dia 11, às 15 horas, nas dependências do Fundo Social de Solidariedade de Bertioga (Rua Walter Pereira Prado, 77, Centro). Os termos vão beneficiar oito projetos sociais, atendendo mais de 1,5 mil crianças de Bertioga, de Boracéia ao Centro.

Para o prefeito, as entidades de terceiro setor realizam um importante trabalho de parceria com o poder público, uma vez que estão mais próximas das comunidades e estão atentar às suas necessidade. “Por isso, tanto a municipalidade quanto as empresas privadas precisam reconhecer esse trabalho e participar para que as entidades possam reforçar o desenvolvimento das políticas públicas”.

Para a presidente do CMDCA, Luci Cardia, desde que a assumiu a presidência em fevereiro de 2014, vem trabalho no fortalecimento do conselho, que conta com conselheiros indicados pelo Poder Público e pela sociedade civil. “O sucesso do conselho se deve ao envolvimento de todos os membros que são ativos e preocupados com a causa da criança e do adolescente”.

Ao total, serão beneficiados oito projetos de sete entidades não-governamentais que atuam na Cidade. Os projetos atendem ao Plano de Ação aprovado pelo Conselho para 2015, além do Plano de Aplicação de Recursos do Fundo.

As entidades contempladas são: Associação Nossa Senhora de Fátima, com o projeto ‘Profissão e Arte’, no eixo educação profissionalizante, com um montante de R$ 36 mil; Fundação 10 de Agosto, que em parceria com a Oscip Boracéia Viva e Associação Cultural Internacional da Criança e Adolescente (Acica), desenvolverá ao longo de 2015 e 2016, o projeto ‘Música para Todos’, totalizando um investimento de R$ 108 mil; a Ong Onda Sonora, que teve dois projetos contemplados, ‘Pé no Palco’ e ‘Violão com eixo de atuação cultural’, no total de R$ 36 mil; Instituto CAMPB (Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga), com o projeto ‘Bateia: descobrindo talentos’; e o Centro Comunitário Guaratuba, com o projeto ‘Aulas de Dança – eixo de atuação cultura’, no valor de R$ 31,2 mil. Todas as entidades devem prestar contas periodicamente dos trabalhos realizados.