Crianças da rede aprendem como se comportar com segurança no trânsito

7 de novembro de 2014

Crianças da rede aprendem como se comportar com segurança no trânsito

“Quando você for atravessar na faixa de pedestre, deve olhar para os dois lados. Além disso, deve respeitar o semáforo e quem pilota moto deve usar o capacete.” Aos 10 anos, o jovem Bruno Henrique Silva mostrou, na quinta-feira (06), o que aprendeu com as apresentações do Programa de Segurança e Cidadania, através da Diretoria de Trânsito e Transporte.

As apresentações aconteceram na Emeif Professor José Inácio Hora. Assim como ele, outros alunos como a jovem Julia Alves Carneiro prestaram muita atenção e surpreenderam os professores da escola. “A gente aprendeu sobre a sinalização de trânsito. Temos que respeitar quando o carro está passando e usar a faixa de pedestre”, afirmou a aluna.

O diretor da unidade, João Antonio parabenizou a Secretaria de Educação e também a de Segurança e Cidadania pela iniciativa. “Parabéns a todos. A gente percebe como os alunos estão envolvidos. A apresentação acaba sendo de cunho pedagógico, o que a gente às vezes não consegue apresentar em sala de aula. Eles nos surpreenderam muito mostrando o conhecimento que já tinham”, concluiu o diretor da unidade.

O chefe de Fiscalização de Trânsito, Expedito Dias Romão também se surpreendeu com a inteligência dos alunos. “É uma surpresa pra gente ver que um número expressivo de crianças já sabe sobre as placas de sinalização. Nós esperamos que eles sejam instrutores dos seus pais para que eles se comportem no trânsito”.

Durante as apresentações, os alunos aprenderam sobre as placas de sinalização, como transitar no trânsito com segurança, sobre uso da bicicleta e do capacete para motociclistas e também sobre a utilização do cinto de segurança.