Curso para gestantes ensina sobre os principais cuidados com o bebê

28 de abril de 2015

Curso para gestantes ensina sobre os principais cuidados com o bebê

A gestação de uma criança é um momento muito especial para a futura mamãe. A espera de um bebê muitas vezes pode trazer dúvidas e curiosidades para a gestante que precisa estar preparada para o momento do nascimento do bebê. Gravida de sete meses, a dona de casa, Betânia Batista Santos, está esperando seu segundo filho e diz ter muitas dúvidas sobre sua gestação.

“A gente sempre tem dúvidas. Mesmo já sendo mãe, sempre tem alguma coisa que não sabemos. Cada gravidez é diferente da outra. Nunca é igual”, comentou a mamãe durante o ‘Curso para gestantes’, realizado pela Coordenação Materno Infantil da Prefeitura de Bertioga em conjunto com a Equipe de Estratégia de Saúde da Família de Boracéia e Guaratuba, na segunda-feira (27), na Unidade Básica de Saúde de Boracéia.

A iniciativa contou com a participação de 17 gestantes, que foram orientadas sobre os principais cuidados com o bebê, como amamentação, higiene do recém-nascido, alimentação da gestante e cólica do bebê. Também foram abordados temas como o pré-natal, carteira de gestante, rotinas de consultas, vacinas e ainda sobre o pós-parto, com consultas neonatais e puerpério.

Outros cuidados como o teste do pezinho, olhinho e orelhinha foram passados pela enfermeira do Hospital Municipal, Ana Cristina Theodoro, que é pós-graduada em Saúde da Família e Obstetrícia e também pela enfermeira Suellen Martins, da UBS Boracéia. Também esteve presente a pediatra e infectologista, Irenisbete de Mello Gomes.

Fernanda dos Santos Oliveira, 18 anos, também assistiu o curso atentamente e observou todos os detalhes. Gravida de oito meses, de um menino, ela elogiou a iniciativa. “Gostei muito. Estou contente porque aprendi muita coisa. Foi um curso bastante produtivo”.

Ao final da apresentação, todas receberam um kit com pomada, sabonete, cotonete, álcool e gases.

Esperando a Chegada do bebê
‘Esperando a chegada do bebê’ é o nome do curso para gestantes oferecido pelo Hospital Bertioga. As reuniões são realizadas toda segunda quarta-feira do mês, a partir das 14 horas, para tirar dúvidas sobre o parto e amamentação. O próximo encontro será no dia 13. Para receber o certificado, é necessário que as gestantes assistam a três reuniões, contando com o encontro realizado na UBS Boracéia.

A atividade, desenvolvida por uma equipe multiprofissional de enfermeiras, médicas e psicólogas é realizada no auditório do Hospital Bertioga e voltada às parturientes que fazem o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, principalmente as que estão no terceiro trimestre.

Serviço

O Hospital Bertioga fica na Praça Vicente Molinari, s/nº, Centro. Mais informações no telefone. 3319- 9900.