Defesa Civil participa de curso de Operador de Rádio Comunicador

21 de julho de 2015

Defesa Civil participa de curso de Operador de Rádio Comunicador

Três agentes da Defesa Civil de Bertioga participaram no mês de junho, do curso preparatório de Operador de Rádio Comunicador. A inciativa foi promovida pela Secretaria de Defesa e Convivência Social da Prefeitura de Guarujá e aconteceu na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá.

Participaram da iniciativa os agentes, Vagner dos Santos, Antônio Carlos da Silva Junior e Davi Carvalho, além do representante da sociedade civil, Lucas Bispo. “Achei o curso ótimo. Trabalhamos com esse tipo de equipamento, que é essencial para a comunicação com outros órgãos. É fundamental a habilitação para operar o rádio comunicador. A pessoa se torna apta a operar o rádio com um padrão internacional”, disse o agente Davi Carvalho.

A capacitação foi voltada a profissionais que utilizam o rádio comunicador como ferramenta de trabalho. O objetivo foi de proporcionar conhecimento teórico sobre situações de emergência, frequência, canais de socorro, alfabeto fonético internacional e código ‘Q’. Os participantes também aprenderam a operar rádio VHF e SSB, além de receberem noções de legislação. Uma nova edição do curso deve acontecer ainda este ano.

O diretor da Defesa Civil, considerou a participação dos agentes, extremamente importante para o bom funcionamento da Defesa Civil de Bertioga. “A ideia é qualifica-los para que em um futuro próximo possamos dispor de uma central única de comunicação, que integre as unidades de urgência e emergência do Município”, disse.