Defesa Civil registra mais de 300 atendimentos em 2014

6 de janeiro de 2015

Defesa Civil registra mais de 300 atendimentos em 2014

Com equipe atuante e devidamente treinada, a Defesa Civil de Bertioga vem realizando diversas ações preventivas de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais. Só no ano de 2014 foram registrados 336 atendimentos.

Para o ano de 2015, o Diretor da Defesa Civil, avisa que está viabilizando a nova sede do órgão. “A gente precisa de uma sede própria. Assim, os serviços serão oferecidos à população com mais qualidade. Além disso, o local onde vamos nos instalar é próximo ao rio e vai agilizar muitos atendimentos”, comentou.

O diretor também lembra que em quatro anos de funcionamento, a Defesa Civil já se consolidou no Município. “Hoje as pessoas estão entendendo melhor como funciona os serviços e sabem quando nos chamar. A divulgação dos serviços tem ajudado para que a população conhecesse nosso trabalho. Para se ter uma ideia, no primeiro ano de funcionamento foram registrados 153 chamados”, lembra.

Vistoria em árvores, alagamentos, acidente com produtos perigosos, monitoramento nas áreas de risco, alagamentos, incêndio, vistoria em poste, controle dos índices pluviométricos e vistoria em imóveis (trinca, fissura ou rachadura nas paredes), são alguns dos serviços realizados pela Defesa Civil.

Aguiar lembra que dos 336 chamados recebidos em 2014, o que mais se destacou foi a vistoria em árvores, com 193 solicitações. Em seguida, vem queda de árvores obstruindo vias públicas, com 31 atendimentos.

O levantamento ainda traz 11 solicitações para atendimentos em áreas com alagamento; 26 vistorias em imóveis; 25 chamados para atender situações envolvendo vendavais; 10 apoios a outros setores; um apoio ao munícipe; quatro chamados para situações de incêndio; três vistorias a postes públicos; uma queda de aeronave; três deslizamentos; uma erosão e atendimento social. A Defesa Civil também registrou outros 26 atendimentos.

Índices pluviométricos

Entre os serviços realizados pela Defesa Civil, também está à medição dos índices pluviométricos das chuvas, que são monitorados pelo pluviômetro em tempo real.

“Os meses que mais se destacaram foram janeiro, que apresentou 318 milímetros, e em abril com 320 mm. Todo mês de dezembro a Defesa Civil intensifica os trabalhos, por ser o período que mais necessita de atenção em virtude do aumento de índices pluviométricos” afirma o diretor, lembrando que em dezembro choveu 256 milímetros em Bertioga. O maior índice de chuva foi no dia 23 de dezembro, quando choveu 143 milímetros em 24 horas”, salientou.

Equipamentos
A Defesa Civil de Bertioga trabalha com outras instituições como Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Marinha, Força Aérea, Cetesb e Transpetro.

Além de visitas técnicas e presenças em feiras de segurança, também participou de cursos de capacitação, realizados pela Marinha do Brasil, como o de Condução e Tripulação de Embarcações Públicas. Além disso, também participou de cursos online e das etapas Municipal, Estadual e Nacional da Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Só em 2014, além da aquisição de duas motopodas, duas motosserras, também foi adquirida uma nova viatura e três guincho tifor, com capacidade para remover cinco toneladas.

Número
A Defesa Civil de Bertioga pode ser acionada pelos munícipes no número 199.