Deficientes de Guarulhos participam do ‘Verlejando’ e ‘Ecocaiaque’

1 de outubro de 2014

Deficientes de Guarulhos participam do ‘Verlejando’ e ‘Ecocaiaque’

Durante toda a semana, até quinta-feira (02), a Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão (DAI), está recebendo um grupo de cerca de 150 deficientes físicos de Guarulhos (SP), para a participação em diversas práticas adaptadas na praia, no Cantão do Indaiá.

Eles estão participando de dois programas desenvolvidos na Cidade: o ‘Verlejando’ e o ‘Ecocaiaque’. No primeiro, um veleiro é utilizado, principalmente por deficientes visuais, para a prática de vela. Já no segundo, um caiaque permite o desenvolvimento do senso de equilíbrio e acuidade de outros sistemas sensoriais.

Os participantes são assistidos pelo Núcleo de Apoio e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (NADPD) e da Apae de Guarulhos. Para o professor de Educação Física da NADPD, Dantas Silva, atividades como essas auxiliam no desenvolvimento cognitivo e intelectual dos assistidos. “Muitos alunos aprendem a ler e escrever com a utilização do movimento. As atividades se somam à educação”.

A mantenedora da entidade, Silvana Mesquita da Silva, elogiou a iniciativa da Prefeitura em desenvolver atividades esportivas para deficientes. “Bertioga já se consolidou como uma das cidades que mais realiza esse tipo de atividade no Brasil. A inclusão em Bertioga é uma realidade”. Ela também elogiou a infraestrutura disponibilizada pela municipalidade. “Temos boa hospedagem e recebemos apoio da Guarda Civil Municipal e de outros setores da Prefeitura”.

Os cerca de 150 deficientes e seus acompanhantes estão hospedados na antiga sede da Prodesan, no Indaiá.