Dia do Idoso será comemorado com extensa programação em Bertioga

13 de outubro de 2016

Dia do Idoso será comemorado com extensa programação em Bertioga

O Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, será comemorado em Bertioga com uma extensa programação entre os próximos dias 17 e 21. A iniciativa é da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. A programação inclui palestras, atividades esportivas, e o encerramento vai contar com um animado baile, nas dependências do Fundo Social de Solidariedade.

As atividades são gratuitas e abertas para a população idosa. Apenas para o baile serão disponibilizados convites para os idosos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso Zeferino Orlandini.

Na segunda-feira (17) as atividades acontecem no Parque dos Tupiniquins, ao lado do Forte São João, no Centro. Os participantes poderão escolher entre alongamento, bocha, malha, caminhada, yoga, entre outras.

Paralelamente às atividades esportivas estarão ocorrendo rodas de conversas sobre plantas medicinais, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, e demonstrações de reflexologia (terapia que usa o estímulo de pontos do corpo) e iridologia (forma de diagnóstico realizada através da observação da íris).

Na terça-feira (18), das 14 às 17 horas, acontece a Tarde do Bem Estar, com palestras com especialistas e temas voltados para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Na quarta-feira (19), a comunidade japonesa de idosos da região realiza um jogo amistoso de Gateball, esporte criado em 1947, no Japão, logo após a II Guerra Mundial e até hoje muito apreciado pelos japoneses. O evento ocorrerá na praia, ao lado do Parque dos Tupiniquins, das 8 às 13 horas.

Já na quinta-feira (20), a partir das 15 horas, haverá sessão de “Cinema com Pipoca”, no Fundo Social de Solidariedade. E, para encerrar as comemorações do Dia do idoso, na sexta-feira (21) acontece o baile comemorativo, a partir das 18 horas, também no Fundo Social de Solidariedade. Os convites serão distribuídos no Centro de Convivência do Idoso Zeferino Orlandini e, em virtude do número de convites, será dada preferência aos idosos que frequentam as atividades do local.

Serviço

O Centro de Convivência do Idoso Zeferino Orlandini fica na Rua Padre João Batista de Carvalho, 118 – Centro. O telefone é 3317-6639. Já o Fundo Social de Solidariedade fica na Rua Walter Pereira Prado, 77 – Centro. O telefone é 3317-1397.

Confira a programação completa:

Segunda-feira (17), das 9 às 13 horas – Parque dos Tupiniquins

Alongamento

Caminhada

Passeio ciclístico

Tai-chi-chuan (apresentação do Mestre Augusto Leão e grupo convidado)

Country (grupo Casa do Idoso)

Demonstração de reflexologia e iridologia

Tênis de mesa

Mesas de jogos (dominó e buraco)

Atividades na praia (bocha, malha, canoa havaiana)

 

Terça-feira (18), das 14 às 17 horas – Fundo Social de Solidariedade

Tarde do Bem Estar – Palestras

Reflexologia/Iridologia (Lelcio Azevedo)

Prevenção de Quedas (Rute Oliveira)

Empoderamento e Autoestima do Idoso (Nilson Freira Torres)

 

Quarta-feira (19), das 8 às 13 horas – Parque dos Tupiniquins

Gateball (amistoso)

 

Quinta-feira (20), das 15 às 17 horas – Fundo Social de Solidariedade

Cine-Pipoca

 

Sexta-feira (21), das 18 às 22 horas

Baila da Primavera (Homenagem aos Idosos)