Dia do Meio Ambiente é comemorado com extensa programação

5 de junho de 2015

Dia do Meio Ambiente é comemorado com extensa programação

Em Bertioga, o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho, foi comemorado com uma extensa programação. Durante quatro dias, de segunda a quarta-feira (01 a 03) e na sexta-feira (05), os alunos da rede municipal de ensino puderam participar das atividades no Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo e no Barco Escola Arca do Saber. A comunidade também aprendeu um pouco sobre ervas medicinais, cultivo de orquídeas e produção de mudas de jundu, com as oficinas realizadas durante a semana.

Este ano, a Semana do Meio Ambiente contou com novidades como o lançamento da cartilha ‘Matas Ciliares – Conhecer para Preservar’. A publicação está disponível on line pelo site www.bertioga.sp.gov.br em duas versões: para crianças até 10 anos e para jovens e adultos.

Outra novidade foi a produção do ‘Avental de Histórias’, quando os alunos confeccionaram aventais mostrando as principais características dos mangues vermelho, branco e preto. Todo o trabalho foi realizado a bordo do Barco Escola Arca do Saber.

Como parte da programação, também foram plantadas mudas de jundu no Parque do Jundu, localizado na Avenida Thomé de Souza, na praia da Enseada, no Centro. O local está cercado e passa por manutenção periódica para manter o jundu, que é uma vegetação nativa de grande importância para a preservação das praias, uma vez que é responsável pela fixação da areia.

Na sexta-feira (05), além do passeio de Barco Escola, a programação contou também com a apresentação da situação atual do Plano de Resíduos da Construção Civil, que está sendo desenvolvido no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, inaugurado no último mês. Representantes de grupos como ‘Apaixonados por Bertioga’, Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e Associação dos Engenheiros de Bertioga participaram da visita ao Centro de Gerenciamento de Resíduos.