Dia do Trabalho será marcado por diversão e programas sociais

24 de abril de 2015

Dia do Trabalho será marcado por diversão e programas sociais

Um dia de muita diversão é o que está programado pela Prefeitura de Bertioga para comemorar o Dia Mundial do Trabalho – 1º de maio. Durante todo o dia, crianças e adultos poderão participar das atividades, que incluem atrações musicais, sorteio de brindes, esporte, brincadeiras para as crianças e serviços de saúde e cidadania. A ação, que acontece no Parque dos Tupiniquins, ao lado do Forte São João, no Centro, será das 8 às 18 horas, e vai contar com o envolvimento de diversas secretarias municipais.

O dia começa com uma homenagem no Monumento do Trabalhador, localizado na Avenida Anchieta, ao lado da Agência do Banco Itaú (Centro), às 8h30. Em seguida, as comemorações acontecerão no Parque dos Tupiniquins, onde será montada uma tenda. No local haverá o hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga.

No palco principal, a Prefeitura de Bertioga vai realizar uma homenagem a um funcionário público, representando todos os demais, como acontece tradicionalmente.

Os alunos da rede municipal de ensino que fazem parte do Projeto Musicando e o Coral do Centro de Convivência do Idoso Zeferino Orlandini farão apresentações musicais. O projeto Educando para a Cidadania vai apresentar um espetáculo de ballet, em seguida, será a vez da Orquestra de Bertioga.

A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, por meio da Diretoria de Esporte, vai disponibilizar quadra de vôlei e futebol na praia, para quem quiser praticar uma atividade física. E diversos monitores estarão à disposição de grupos interessados em fazer caminhada.

Para as crianças, haverá brinquedos infláveis como futebol de sabão, piscina de bolinha, pula-pula e castelinho. Todas as atrações são gratuitas e acontecerão no palco montado no Parque dos Tupiniquins e na praia da Enseada.
Segurança

A programação do Dia do Trabalho inclui, ainda, demonstração e orientação das atividades do Corpo de Bombeiros, com a participação das polícias Civil e Militar. A Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania estará presente com a Defesa Civil, Guarda Municipal, Diretoria de Operações Ambientais e Polícia Ambiental.

Serviços de Saúde e Sociais

Cada um dos quiosques existentes no Parque dos Tupiniquins receberá um tipo de serviço para a comunidade. A Secretaria de Saúde disponibilizará aferição de pressão arterial e distribuição de preservativos, além de ações preventivas contra a dengue.

Durante o evento, alguns parceiros vão oferecer corte de cabelo. A estrutura será montada nos quiosques e o serviço é gratuito e para todas as idades.

Os serviços prestados pelo Espaço Cidadão serão transferidos para o Parque, também em um dos quiosques, como emissão de Carteira de Trabalho, Cartão SUS; 2ª via de contas de água e IPTU; cadastramento do Via Rápida Emprego e formulário para emissão do RG.

Também estarão disponíveis serviços do Banco do Povo, além de informações e elaboração de currículo, triagem de RG, Procon, Junta Militar e Departamento de Trânsito. Os Correios estarão atendendo no Parque dos Tupiniquins com a emissão de CPF.

Alimentação

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Bertioga vai participar do evento com a venda de cachorro quente e refrigerante a preços populares. A renda será revertida para auxiliar nos trabalhos sociais realizados pelo FSS.

A Prefeitura de Bertioga disponibilizou um quiosque para instalação de carrinhos ambulantes que fazem parte do programa Ambulante Nota 10, para comercialização de comida e bebida durante o dia. A Sabesp vai manter no local um caminhão pipa, distribuindo água para aos participantes.